A penetração da banda larga fixa e móvel na América Latina deve fechar o ano com crescimento, de acordo com estudo divulgado nesta quinta-feira, 16, pela IDC. A expansão do número de conexões de banda larga fixa será de 20%, superando a casa dos 42 milhões de assinantes, enquanto que o acesso móvel à internet em alta velocidade, seja por meio de celulares ou de modems USB de notebooks e netbooks, aumentará 150% na região.
A principal responsável pelo avanço da penetração da banda larga nos lares e nas empresas latino-americanas, segundo a consultoria, é a maior capilaridade das redes de 3G, que permitiu sustentar a demanda de acesso a e-mails, redes sociais, chats e conteúdos de informação.
De acordo com a IDC, com a expansão da banda larga, os serviços voz sobre IP (VoIP) terão aumento de 24% neste ano na América Latina, enquanto que o setor de telecomunicações como um todo crescerá 8% na região. A IDC observa que esse desempenho será puxado principalmente por Chile e Brasil, países que terão o maior aumento no número de conexões.
- Penetração