Os municípios do estado do Piauí serão interligados digitalmente por meio do projeto Piauí Digital, que prevê a implantação de uma infraestrutura de internet em banda larga em 43 cidades do estado. O projeto consumirá investimento da ordem de R$ 30 milhões.
A iniciativa é resultado de um convênio firmado entre o governo piauiense, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Telebras. Do total a ser aplicado, R$ 25 milhões serão custeados pelo governo federal, por meio do MCT. O restante virá como contrapartida do governo do Piauí.
O acordo para implantação do projeto foi assinado na quarta-feira, 15, em Brasília, pelo ministro Sergio Rezende e o governador do Piauí, Wilson Nunes Martins. Segundo o governo, o início da interligação dos municípios vai começar pela Grande Teresina, que reúne 13 cidades. "Vamos levar banda larga a todos os municípios do Estado. Vamos fazer uma revolução na informação", exaltou Martins.
Ele diz que o Piauí Digital vai proporcionar o desenvolvimento de áreas cruciais como da administração pública, saúde e segurança. "Na educação, por exemplo, o projeto permitirá a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em várias cidades do estado. Além de dispor de uma contrapartida em valores monetários, o Piauí terá que prestar contas ao Ministério da Ciência e Tecnologia durante a execução da proposta."
- Inclusão