A perda de espaço no segmento de smartphones teve reflexo no balanço financeiro da Research In Motion (RIM). O lucro líquido da fabricante do BlackBerry recuou 70,9% no terceiro trimestre do ano fiscal de 2012, encerrado em 26 de novembro, ficando em US$ 265 milhões, contra um ganho de US$ 911 milhões registrado do mesmo período do exercício fiscal anterior. A receita também apresentou desempenho negativo no período, com queda de 5,9%, totalizando US$ 5,17 bilhões. Deste total, 79% referem-se à venda de aparelhos, enquanto 19% estão atrelados a serviços e 2%, a software.
O número de smartphones BlackBerry vendidos pela RIM no trimestre totalizou 14,1 milhões de unidades, o que representa praticamente o mesmo patamar dos 14,2 milhões vendidos no mesmo período do exercício fiscal passado, e 33% superior em relação aos 10,6 milhões de aparelhos comercializados no segundo trimestre fiscal.
Já as vendas de Playbooks atingiram 150 mil aparelhos, volume 25% inferior aos 200 mil tablets comercializados no segundo trimestre fiscal.