Produtividade e proposta de redução de custos fazem Telepresença conquistar as corporações

0

A dinâmica dos negócios tem exigido alta capacidade de articulação dos executivos para estarem em diferentes lugares em um curto espaço de tempo, exigindo eficiência e redução de custos das empresas. Além de buscar uma equação que passa pela adoção de tecnologias capazes de revigorar os negócios, sem impactar os orçamentos. Entre estas tecnologias está a Telepresença, hoje presente em diferentes dispositivos e capaz de conectar pessoas utilizando redes e dispositivos distintos, com qualidade e segurança.

O sistema proporciona uma grande naturalidade à colaboração entre essas pessoas, tanto através do áudio com elevada captação e reprodução quanto à imagem com alta resolução e telas de grandes dimensões. Este ambiente permite a realização de reuniões incluindo as percepções gestuais, resultando para os usuários a sensação de estarem em uma mesma sala.

Em 2010, o mercado de sistemas de videoconferência na América Latina, incluindo o Brasil, gerou uma receita de 78 milhões de dólares, segundo a Frost & Sullivan, consultoria que projeta uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 20,9% para a região nos próximos anos. Este desempenho pode resultar em uma receita total de até 294 milhões de dólares em 2017, com a maior parte das vendas ocorrendo no Brasil, devido às taxas de crescimento anuais superiores a 100% no País.

Marcello Miguel, Diretor Executivo de Marketing, Plataformas e Primesys
Marcello Miguel, Diretor Executivo de Marketing, Plataformas e Primesys

Segundo o diretor da área de Comunicações Unificadas da Frost & Sullivan, Juan González, um dos impulsos para adoção desses sistemas é a necessidade de oferecer ferramentas que permitam aos empregados trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo. Isso significa alinhar-se aos novos tempos de hiperconectividade, em que as pessoas estão familiarizadas com tecnologias emergentes e já incorporaram o vídeo na sua rotina. A Telepresença expande-se na América Latina na esteira dessa popularização do vídeo.

Os benefícios relatados pela adoção da Telepresença são variados, a começar pela maior satisfação e qualidade de vida dos profissionais. Com as reuniões à distância, dispensam-se viagens, o que significa mais tempo livre para o trabalho ou o lazer. Significa também menos estresse decorrente de trânsito e menos tempo de espera em aeroportos, além de possíveis hospedagens extraordinárias, fruto dos horários e do tempo de deslocamentos.
Para o negócio, a Telepresença agiliza tomadas de decisão, aumenta eficiência e reduz custos, além de contribuir com a redução da emissão de carbono com a redução dos deslocamentos contribuindo por um mundo melhor. Pelos cálculos da Frost & Sullivan, a economia com viagens pode chegar a 50%. A versatilidade da tecnologia permite um leque quase ilimitado de aplicações. Os usos vão desde reuniões executivas, apresentações e treinamentos até telemedicina e audiências remotas.

Na Embratel, o Diretor Executivo de Marketing, Plataformas e Primesys, Marcello Miguel enxerga grande potencial de crescimento da Telepresença no Brasil. Segundo ele, qualquer empresa com unidades geograficamente dispersas e que precisa incrementar produtividade e eficiência integra o público-alvo da solução.

A Embratel é pioneira no País na oferta da Telepresença as a Service, oferta a partir da qual empacota software, conectividade, implementação e manutenção e, a critério do cliente, ainda customiza a solução e adiciona recursos, como acesso à Telepresença via tablet ou notebook. Uma grande vantagem para o cliente é que, além de pagar apenas pelo serviço, sem custos adicionais, com manutenção e treinamentos para atualização tecnológica, ele obtém tudo o que precisa de um único fornecedor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.