A Topsy, startup especializada na análise das atividades no Twitter, fechou as portas nesta quarta-feira, 16. O anúncio do fim das operações foi feito por meio de um tuíte postado na rede de microblogging pela própria empresa, adquirida há exatos dois anos pela Apple, por mais de US$ 200 milhões.
A Topsy é bastante popular entre aqueles que fazem análise em redes sociais, especialmente análise de dados do Twitter, fornecendo visões sobre o sentimento do público sobre uma variedade de tópicos. Mas, após a aquisição da startup pela Apple, muitos usuários migraram para outros serviços devido ao receio de que a fabricante do iPhone tinha outros usos para a ferrameta, o que acabou se confirmando.
Na verdade, os rumores sobre o encerramento das operações da Topsy começaram há um ano, quando a ela passou a não renovar as contas de usuários premium — aqueles que pagavam para ter acesso às análises e a serviços adicionais. Agora que todas as contas dos clientes pagantes expiraram, a empresa decidiu tirar o serviço do ar. Assim, ao digitar o endereço da Topsy.com, a URL redireciona o usuário para uma página de suporte da Apple para buscas dentro do iOS, sem informar que o serviço não está mais disponível.
A Apple, na realidade, nunca deixou clara a razão de ter adquirido a Topsy, embora na época muitos chegassem a especular que a tecnologia da empresa poderia ser usada para melhorar as bsucas na App Store ou até usar os dados de feeds do Twitter para recomendar aplicativos de forma mais personalizada, em vez de "genericamente" a todos.