O mercado livre de energia elétrica segue em franca expansão. Ainda mais, com a medida anunciada pelo Ministério de Minas e Energia, que prevê a abertura da comercialização da modalidade no país. Diante de tamanha oportunidade, ter os processos alinhados é um diferencial. Sabendo disso, o Grupo BC Energia, comercializadora de energia elétrica do Centro-Oeste, acaba de anunciar a implantação do SAP Business One, software de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã. À frente desse projeto, estará a G2.
Fundada em 2014, a BC Energia é formada por um grupo de empresas voltadas para o setor elétrico: a BC Comercializadora, que atua com foco no comércio de varejistas e atacadistas de energia elétrica, BC Serviços, voltada para a prestação de serviços em energia elétrica para geradores e consumidores que pretendem aderir ao mercado livre de energia, e a BC Renováveis, a mais recente voltada para a geração de energia por meio de fontes renováveis. A companhia atende um total de 1500 clientes e vem conquistando cada vez mais protagonismo no segmento, registrando um crescimento de 38% ao ano e que, só em 2022, já atingiu o faturamento de mais de R$ 1 bi.
Entretanto, juntamente ao desempenho excepcional, vem também as dificuldades. Afinal, considerando as diversas frentes de serviços, bem como a atuação em uma modalidade que ganha força no país, a BC Energia sentia a necessidade de aderir uma ferramenta robusta, que oferecesse maior segurança contábil e capacidade de auxiliar em todo o formato da gestão operacional.
Assim, a empresa deu início ao processo de contratação de um novo ERP. Após uma avaliação precisa acerca do mercado, a companhia optou pelo SAP Business One. Segundo Alessandro Brito Cunha, CEO do Grupo BC Energia, a escolha da ferramenta veio ao encontro do cenário atual da companhia. "Tendo em vista os nossos índices de crescimento e expansão, fazia total sentido aderir uma ferramenta que contribuísse do ponto de vista de governança e agregando valor, somado ao melhor custo-benefício. Deste modo, o software da SAP se enquadra em todos esses requisitos, nos dando ainda mais convicção da nossa escolha", enfatiza.
A consultoria escolhida para liderar esse projeto foi a G2, parceira da SAP que entrega a melhor solução de gestão para empresas em crescimento em nuvem, tendo ampla experiência em diversos mercados. "A G2 demonstrou total empenho em entender todos os aspectos da nossa gestão, planejando com precisão a condução dos trabalhos e nos passando total segurança", explica Cunha.
Para Beto Vieira, CEO da G2, o projeto é motivo de orgulho. "Estarmos liderando o trabalho de implementação do SAP Business One, em uma organização de tamanha relevância como a BC Energia, é mais em belo exemplo da atuação e versatilidade do software em atender as mais variadas frentes de serviços. Além disso, é gratificante saber que iremos contribuir positivamente com o crescimento da companhia", destaca.
Nessa jornada, a G2 conta com o apoio da Hawuei, fornecedora líder global de tecnologia de soluções de informação da indústria, que hospeda o ERP em seu sistema cloud. "Estamos felizes em receber a BC Energia como cliente Huawei Cloud para desfrutar de nossa tecnologia inovadora e confiável. Sabendo o quanto a operação de um sistema de gestão é complexa, essa parceria certamente atenderá estes requisitos e trará maior eficiência na atuação do software", pontua Marcelo Morais, diretor de vendas da Hawuei Brasil.
Compartilhando o mesmo sentimento está Glaucia Vieira, sócia proprietária da G2. "É satisfatório podermos levar para as empresas que atuam no mercado livre de energia uma solução que irá contribuir efetivamente com o crescimento do setor, em especial as companhias altamente potentes como o Grupo BC Energia. Nos sentimos honrados pela confiança, e motivados frente a esse novo desafio", pontua.
Com a previsão da conclusão do projeto previsto para o início de 2023, o Grupo BC Energia mantém altas as suas expectativas. A meta é através do SAP Business One criar um ambiente robusto, proporcionando maior agilidade e integração entre as áreas, almejando elevar o número de clientes atendidos para 10 mil. "Sabemos que ainda há muito o que fazer, mas contar com apoio de uma ferramenta altamente eficaz, além do apoio da G2, reforça ainda mais o nosso potencial de irmos ainda mais longe", finaliza o CEO do Grupo BC Energia.