A ZAMP, master franqueada do Burger King e Popeyes no Brasil, anuncia a contratação de Igor Freitas como seu novo Vice-Presidente de Tecnologia. Com experiências como Head de Transformação Digital na XP Inc., Diretor de Tecnologia e Inovação (CTO/CIO) da Livelo e Chief Enterprise Architect no Itaú, Igor traz à ZAMP mais de 10 anos de experiência em transformação digital e chega à Companhia em um momento estratégico, no qual a ZAMP acelera essa agenda digital.
Freitas explica que aceitou o convite, por considerar que o setor de foodtech apresenta muitos desafios e ganhou enorme visibilidade e importância no período da pandemia e que agora mudou o hábito de alimentação das pessoas
Esta é a primeira vez que a empresa cria uma cadeira de vice-presidência para a área de tecnologia, o que reforça o foco que a ZAMP tem em evoluir ainda mais sua jornada de futuro, explorando alavancas de inovação para seguir usando a tecnologia à serviço das pessoas, clientes e colaboradores, com excelência. A área de tecnologia conta hoje com mais de 250 colaboradores, um escritório de transformação digital e mais de 10 squads ativos atuando no desenvolvimento de soluções digitais dentro da companhia. Com formato de trabalho ágil e metodologias que incentivam a experimentação como forma de acelerar a inovação, a estrutura é hoje responsável por projetos como desenvolvimento e sustentação dos aplicativos da marca, amplificação do programa de loyalty e da estratégia de personalização, evolução do canal de delivery além de diversas iniciativas de revisão de processos e automações para evoluir em eficiência operacional.
Freitas explica que são quase mil restaurantes com diversos processos de automação, com PDVs e totens, onde a tecnologia permeia não os pontos de vendas, mas também os aplicativos toda a cadeia logística da alimentação.
Além do aprimoramento das ferramentas digitais, a ZAMP vem investindo em lojas 100% digitais, importante projeto de aplicação de tecnologia para a empresa. Ao todo, já são 12 lojas nesse formato. As primeiras lojas de rua BK 100% digitais, com atendimento apenas via totem, foram inauguradas este ano em São Paulo, na Capital, em Ribeirão Preto e Barueri. Além disso, a Companhia já conta com 549 lojas com totens de autoatendimento, garantindo agilidade e comodidade aos clientes. Estes são alguns exemplos de projetos que unem operação e tecnologia, acompanhando a mudança de comportamento de compra do consumidor, que segue buscando a digitalização, inovação e custo-benefício. Com o formato, a ZAMP mira a omnicanalidade e busca agilizar atendimentos, focar na qualidade do produto e entregar o que o consumidor segue esperando.
A digitalização propicia não só o reforço da marca, mas também a fidelização e os resultados financeiros. Somente no terceiro trimestre de 2022, as vendas digitais, representadas pelo delivery, totem e app (mobile), atingiram R 297 milhões. O resultado é 28,4% maior do que o reportado no mesmo período do ano anterior e foi suportado, principalmente, pelas vendas via totem e aplicativo (mobile), que apresentaram um crescimento de 41,6% e 165,5% respectivamente, em relação ao mesmo período em 2021. Os canais digitais representaram 33,1% da receita da Companhia — desses, 13% das vendas totais da ZAMP durante o período foi representado pelo delivery.
Aplicativo e Clube BK
Com constantes atualizações e criação de novas funcionalidades, o aplicativo próprio do Burger King tem se tornado um hub de conteúdo e experiência para os consumidores. Pelo app é possível ter as ofertas na palma da mão, com ofertas exclusivas para o formato de Clique e Retire, por exemplo, e estar por dentro das novidades da rede, além de embarcar nas campanhas da marca, propiciando uma verdadeira experiência phigital.
Pelo aplicativo também é possível fazer parte do maior programa de fidelidade da categoria, o Clube BK, e garantir benefícios exclusivos — como a participação na campanha Taca Fogo, funcionalidade exclusiva que oferece descontos em uma brincadeira no Clube. A pessoa agitava o smartphone e recebia descontos e brindes, para serem trocados na loja mais próximas em até 30 minutos, o que atraiu muitos consumidores, principalmente aquele que estavam na imediação de um dos pontos da promoção.
A base de usuários do programa de fidelidade Clube BK alcançou 10 milhões de cadastros e já ultrapassou a marca de 1 bilhão de pontos emitidos. O CRM da Companhia fechou o trimestre com 14,4 milhões de usuários cadastrados, o que permitiu 38% das vendas identificadas – representando um aumento de 2 pontos em comparação com o trimestre anterior. Essa frente permite uma visão granular e assertiva sobre o comportamento dos consumidores das marcas. Além disso, a personalização é pilar fundamental para trazer cada vez mais dinamismo e inteligência em toda a jornada de relacionamento dos consumidores com as marcas da ZAMP.
Freitas diz que a empresa está investindo no omnicanalidade para leva a melhor experiência digital para os clientes, para interagir e atender esse novo modelo de consumo phigital.
Inovação
O Burguer King também está testando o hype do metaverso, com uma loja onde o consumidor poderá terá a experiência de fazer sua encomenda no mundo virtual e receber em casa para obter o sabor real dos alimentos.