Mais de 17 milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional

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A Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) reduz as fraudes, melhora os cadastros administrativos e qualifica o acesso a serviços públicos digitais, pois possibilita um acesso mais seguro (conta Ouro) aos mais de 4.500 serviços digitais disponíveis no GOV.BR. No futuro, os serviços poderão, inclusive, ser ofertados de forma automatizada. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (16/12) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a CIN já está nas mãos de mais de 17 milhões de brasileiros.

Uma dessas pessoas é Ana Isabel, estudante de Biblioteconomia da Universidade de Brasília (UnB) e estagiária do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela conversou com a equipe do ministério logo após receber a sua CIN. "Melhorou muito coisa, porque agora a tecnologia conseguiu poder dar essa possibilidade de as coisas não precisarem serem físicas, às vezes a gente não quer levar bolsas, a gente só leva o celular. Enfim, gostei bastante", disse Isabel sobre a possibilidade de usar a CIN Digital a partir do GOV.BR. A estudante, que já tinha uma conta Ouro na plataforma, também usa o GOV.BR para realizar inscrições e em atividades da universidade.

Como tirar a sua CIN

Uma das principais inovações da CIN é o seu padrão nacional e número único, que é o CPF. Todas as pessoas têm até 2032 para fazer a troca do seu documento pela nova identidade, sendo a primeira via gratuita para todos. Atualmente, a CIN é emitida em todos os estados brasileiros. Acesse o gov.br/identidade e saiba como emitir a sua CIN em seu estado.

Infraestrutura Pública Digital

Para automatizar os serviços públicos, o ministério está trabalhando na construção de uma Infraestrutura Pública Digital (IPD) de Identificação Civil. Essa IPD utilizará a base de dados da CIN e a identificação em meios digitais do GOV.BR. Uma IPD é um conjunto de sistemas digitais compartilhados que devem ser seguros e interoperáveis. Esses sistemas podem ser construídos a partir de especificações e padrões abertos, para ofertar acesso equitativo a serviços públicos e privados em escala social.

"O foco do nosso trabalho é simplificar a vida dos cidadãos. Queremos que eles tenham uma visão de governo único quando acessarem o GOV.BR, que a plataforma esteja alinhada a jornada de vida da pessoa e essa IPD é fundamental para isso", disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

Para o secretário, o GOV.BR deve informar sobre o Enem ou sobre como tirar uma carteira de motorista se quem estiver acessando for uma pessoa de 18 anos. "Agora, se for um idoso, a plataforma poderá informar sobre aposentadoria ou sobre a concessão de benefícios. No futuro, esperamos que essa concessão seja até automática, pois um cidadão bem identificado não precisará comprovar que tem direito a um benefício", complementou.

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