A Siebel anunciou nesta terça-feira (17/1) os resultados financeiros preliminares referentes ao quarto trimestre de 2005, encerrado no dia 31 de dezembro. Os dados mostram que a companhia superou as expectativas de analistas de mercado e metas colocadas, atingindo crescimento anual de vendas em todos os critérios de faturamento.
Para o período, a companhia espera vendas totais de cerca de US$ 469 milhões, valor 30% acima das expectativas dos analistas, 35% superior ao trimestre anterior e 20% maior que o obtido em 2004. Os dados apontam ainda que as vendas de licenças devem totalizar cerca de S$ 214 milhões, crescimento de 91% em relação ao trimestre anterior e 33% sobre 2004.
Os contratos de manutenção fechados no último trimestre de 2005 devem totalizar US$ 131 milhões, superando em 4% a previsão dos especialistas e 7% a mais que em 2004. Serviços e outras vendas devem chegar a US$ 124 milhões: 9% a mais que a previsão de analistas e 14% a mais que no exercício anterior. Além disso, os contratos sob demanda devem chegar a US$ 16 milhões, representando um crescimento de 42% sobre o trimestre anterior e de 65% sobre 2004.
De acordo com a Siebel, a venda de licenças cresceu em todas as regiões: nas Américas, 56% sobre o terceiro trimestre e 43% sobre 2004; na região Ásia-Pacífico (APAC), 79% sobre o terceiro trimestre e 150% sobre 2004; na Europa e Oriente Médio, 162% sobre o trimestre anterior e 5% sobre 2004.
A margem operacional esperada para o período deve ficar entre 23% e 24%, o que representará um lucro operacional entre US$ 107 milhões e US$ 111 milhões, 68% acima do registrado em 2004. Com isso, a Siebel deve encerrar o ano com cerca de US$ 2,39 bilhões em caixa, já acrescidos os US$ 144 milhões gerados durante o período.
?O quarto trimestre representa nossas melhores vendas, lucros e geração de caixa desde 2002. Nosso desempenho no período é uma forte afirmação das oportunidades de mercado para produtos como CRM e analytics, das melhorias que fizemos para atingir o mercado e da confiança do mercado no futuro de nossos produtos após a proposta de aquisição da Oracle?, afirma George Shaheen, CEO da Siebel.
O valor médio de licenças vendidas ? foram 513 contratos ao longo do trimestre ? foi de US$ 418 mil, o que significa um crescimento de 18% em relação ao terceiro trimestre e 10% sobre 2004. A companhia afirma que o crescimento foi impulsionado pela venda de produtos-chave como o Siebel Business Analytics, Self Service, Customer Data Integration, Siebel CRM Professional Edition e Siebel CRM OnDemand em segmentos como telecomunicações, serviços financeiros, saúde e manufatura e distribuição.
Entre os novos clientes, e os que renovaram suas licenças, estão empresas como Airbus France, Alaska Airlines, Amgen, Banco de Montreal, Barclays Bank, Blue Cross & Blue Shield da Flórida, Boeing, Lloyds TSB, Maersk Sealand, Medtronic, Motorola, New York Times, Nissan North America, Norwich Union Healthcare, Novartis, Societe Generale, Telecom Itália, Trend Micro e Warner Brothers.