Automação impulsiona mercados brasileiro e mexicano de DCSs e PLCs

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Os mercados brasileiro e mexicano de PLCs (dispositivos usados na indústria como interface entre homem e máquina) e DCSs (sistemas de controle distribuído de processos) estão em alta, uma vez que as empresas estão percebendo os benefícios obtidos com estas soluções. Uma análise feita pela Frost & Sullivan indica que essas ferramentas tiveram uma receita de US$ 448,7 milhões em 2006 e devem atingir US$ 926 milhões em 2012.

De acordo com estudo, os mais beneficiados serão os vendedores de soluções de automação, visto que eles encontrarão oportunidades lucrativas se promoverem a habilidade de seus produtos em melhorar o controle da fábrica, reduzir custos operacionais e conectar sistemas de automação com sistemas de gerenciamento como SAP e ERP.

Os fabricantes destacam os ganhos financeiros obtidos em médio e longo prazo, assim como o aumento na produtividade resultante da implementação destes equipamentos como principais fatores de atratividade. Além de disseminar informações sobre os benefícios dos produtos, os fabricantes também devem contratar profissionais qualificados como engenheiros e programadores com experiência na indústria de automação. A falta deste tipo de expertise pode dificultar a capacidade das empresas em atender as necessidades dos clientes.

Como Brasil e México são países continentais, muitas plantas industriais estão localizadas em áreas remotas. Sabendo disso, as companhias de automação têm de descentralizar as operações e serem flexíveis o suficiente para fornecer um suporte efetivos para estes clientes. Os vendedores devem estar prontos para se adaptar às exigências de várias empresas dentro de uma vertical. Assim como alguns deles podem estar tecnologicamente avançados, outros ainda podem operar com equipamentos mais antigos.

Os responsáveis pela maioria da receita no mercado de PLC e DCS são os setores automotivo, de óleo e gás, metal e mineradoras, papel e celulose e química, entre outros. Não apenas seus grandes investimentos ajudaram a impulsionar este segmento, mas também a mudança de fábricas dos Estados Unidos para o México.

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