A estratégia de passar a vender seus computador por meio de redes de varejo ajudou a Dell a registrar novamente um crescimento de dois dígitos nas exportações de PCs no quarto trimestre de 2007. Mas o bom desempenho ainda não foi o suficiente para desbancar a HP da liderança do mercado, que viu suas vendas externas desacelerarem no período, segundo relatório trimestral da IDC sobre o mercado mundial de PCs. De acordo com o instituto de pesquisas, as vendas mundiais de PCs de modo geral subiram 15,5%, embora tenham ficado abaixo das projeções para o período.
O estudo mostra que as vendas mundiais de PCs da Dell no trimestre cresceram 17,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, perfazendo um total de 11,3 milhões de unidades, o que representa 14,6% do mercado mundial. Apesar disso, a empresa ainda continua no segundo lugar do ranking entre os fabricantes de computadores.
Segundo a IDC, a HP se manteve na liderança do mercado, com 19%, embora o seu crescimento tenha caído de 33% no terceiro trimestre para 23,3% nos três últimos meses do ano. O instituto de pesquisas atribui esse recuo à queda na demanda na Europa, Oriente Médio e África e à competição mais acirrada nos EUA.
O relatório da IDC observa que, depois de enfrentar dificuldades no ano passado, a Dell está começando a reverter a situação, em decorrência, principalmente, da rápida expansão da empresa no varejo, o que a ajudou a enfrentar a concorrência.
Embora considere os resultados do quarto trimestre bastante saudáveis, a projeção da IDC para os próximos dois anos para o mercado mundial de PCs é de um crescimento mais lento. Para este ano, a empresa projeta um crescimento de 12,2%, mas ressalva que a possibilidade de uma retração econômica, em particular nos EUA, pode prejudicar a demanda futura e reduzir essa estimativa.