O número de pessoas com acesso residencial à internet no Brasil chegou a 21,4 milhões em dezembro de 2007, o que representa um crescimento de 48,4% em relação ao mesmo período de 2006, embora 0,7% menor que o registrado no mês de novembro, segundo estudo do Ibope/NetRatings divulgado nesta quinta-feira (17/1). A novidade trazida pelo levantamento mensal é que, apesar de crescer menos que outras categorias, como ocasiões especiais (cartões de natal) e automotivo, o comércio eletrônico no país atingiu o maior número de usuários e o maior alcance residencial.
As categorias com melhor desempenho por número de usuários residenciais em dezembro, na comparação com novembro, foram ocasiões especiais, basicamente alavancada pelo envio de cartões de Natal, com crescimento de 23,2%, atingindo 4,2 milhões de internautas; automotivo, que cresceu 6,3% e recebeu 3,4 milhões de visitantes únicos; casa e moda, com 3,6% de aumento, com visitas de 7,1 milhões de pessoas; finanças, seguros e investimentos, que cresceu 3% em número de usuários, atingindo 8,5 milhões de brasileiros, além de comércio eletrônico, cujo crescimento no período atingiu 2,5%, recebendo a visita de 12,2 milhões de brasileiros.
Já no período de um ano, enquanto a internet residencial ativa cresceu 48,4% em número de usuários no período, algumas categorias cresceram muito mais: automotivo (70,4%), casa e moda (70,1%), viagens e turismo (55,6%), computadores e produtos eletrônicos (50,9%) e entretenimento (50,8%).
?Considero como mais relevantes os números do e-commerce?, afirma Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope/NetRatings. ?Especialmente porque há dois recordes envolvidos em seus números. Pela primeira vez, desde setembro de 2000, quando o Ibope/NetRatings iniciou suas medições no país, a categoria comércio eletrônico ultrapassa a barreira dos 12 milhões de visitantes únicos residenciais, o que por si só já é uma marca importante. Além disso, esta é a primeira vez que essa categoria atinge o alcance de 57%, ou seja, quase 60% do total dos internautas residenciais ativos visitaram algum site de e-commerce.?
Segundo Magalhães, o crescimento do alcance indica que o comércio eletrônico cresce mais que a própria internet, que por sua vez, apresenta índices inéditos de aumento de sua base de internautas. ?São números excelentes, que devem corresponder a números recordes também no número de transações e valores transacionados no período de festas?, completa.
Ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil continua a ser o país com maior tempo médio de navegação residencial por internauta entre os dez países monitorados pela Nielsen/NetRatings, com 22h59min, cinco minutos menos que em novembro de 2007 e 1 hora e 20 minutos acima do tempo de dezembro de 2006. Completam a lista dos cinco países com maior tempo por pessoa no domicílio a França (20h34min), os Estados Unidos (19h47min), a Alemanha (19h00min) e o Japão (17h46min).
Para todos os ambientes (residência, trabalho, escola, cybercafé, bibliotecas, telecentros etc.), o Ibope/NetRatings continua indicando a marca de 39 milhões de pessoas com acesso à internet, número relativo ao terceiro trimestre de 2007, que inclui pessoas com 16 anos de idade ou mais. Também trimestral, o total de pessoas com acesso residencial à internet em dezembro continuou a totalizar 32,1 milhões de indivíduos com dois anos ou mais, número 45,5% maior que o do mesmo período do ano anterior.