A Braspress Transportes Urgentes promove uma modernização tecnológica, na qual estão previstos investimentos da ordem de R$ 33 milhões em soluções Oracle. Com uma estimativa de crescimento acima de 10%, o projeto de TI será crucial para que a empresa esteja preparada para o crescimento nos negócios.
Outra meta da Braspress com a modernização é colocar a empresa na vanguarda do setor. Um dos destaques recentes da companhia é a inauguração do terminal do Rio de Janeiro, equipado com o sistema automatizado de distribuição de encomendas (sorter) e que teve investimentos de R$ 35 milhões. O terminal ocupa uma área de 41.150 metros quadrados com 114 docas para cargas e descargas simultâneas, que permitiram à transportadora ampliar significativamente sua produtividade. O novo terminal foi projetado para escoar 8.400 volumes por hora – 140 volumes por minuto. A empresa possui também um segundo terminal de grande porte, instalado em sua matriz em São Paulo.
Na área de TI, a transportadora tinha como objetivo instalar uma nova arquitetura e um plano de ação para sua implementação, baseado na análise do desdobramento sob a ótica de cinco dimensões: estratégia, serviços, tecnologia, pessoas e aplicações.
A empresa conta com um time de 56 pessoas para a implementação do projeto, que prevê a instalação do sistema de gestão empresarial da Oracle E-Business Suite, Siebel CRM para a gestão de clientes e pedidos e a solução Oracle Transportation Management (OTM) em um prazo estimado de 21 meses.
Parte do projeto envolve o levantamento da estrutura organizacional de TI, que inclui o diagnóstico e a preparação, sempre alinhada com a gestão da empresa que apóia o projeto. Outra etapa avaliará a plataforma que será necessária para rodar as soluções Oracle. Os parâmetros de análise e revisão dos processos de TI utilizarão a metodologia COBIT (Control Objectives for Information and related Technology).
"As soluções Oracle nos ajudarão a promover uma mudança radical em TI. Escolhemos a Oracle pelo seu histórico e pela flexibilidade com que adapta sua tecnologia aos novos processos de negócios", afirma Guiseppe Coimbra, diretor administrativo-financeiro da Braspress. "Vamos instalar o que há de mais moderno no mercado e esse processo ajudará a transportadora a alçar voos ainda maiores e se preparar para o IPO em dois ou três anos", completa.
- Investimento em Infraestrutura