Pessoas odeiam processos complicados e principalmente desassociados, por exemplo, ligamos em qualquer atendimento ao consumidor e a ligação é transferida várias vezes, sendo necessário explicar novamente os fatos esperando enfim a solução. Por outras vezes, temos que se dirigir a vários órgãos para saber que sempre é no próximo que será resolvido a pendência. Enfim, são vários exemplos que desagradam de uma forma geral quando esses processos não são simples e unificados.
O processo de encerramento de compra de uma loja virtual deve seguir o mesmo conceito de simplicidade e facilidade, porém por um condicionalmente geral a grande maioria dos estabelecimentos virtuais oferece os usuais "passos" no processo de finalização da compra.
*Primeiro Passo: o carrinho com os produtos e suas quantidades.
*Segundo Passo: a identificação ou atalho para iniciar o cadastro.
*Terceiro Passo: selecionar o local de entrega e possivelmente uma forma de entrega.
*Quarto e Último Passo: informar a forma de pagamento e iniciar o processo de fechamento.
E ainda pode haver outros passos intermediários: tipo de embalagem para presente, cartão para presente, novo local de entrega, etc.
Todas essas informações podem e devem estar num processo único, ou seja, numa única página que irá auxiliar o cliente. Sendo a página de fechamento de compra única, ela irá fornecer vários fatores que irão facilitar e dar mais conforto, entre eles estão: ser possível fazer experiências de locais de entregas diferentes e constar rapidamente sem a perda de foco a mudança no valor total. Permitir a exibição de mensagem promocional relacionadas ao casamento forma de entrega mais forma de pagamento. Concentração de todas as informações pertinentes a solicitação de compra evitando confusões. Criar um ambiente amigável que oferece a simplicidade de único passo de navegação evitando assim os longos carregamentos de páginas.
Um processo de fechamento de compra fácil e rápido criará um fator extra que auxiliará em mais conversões de vendas. E ainda poderemos aliar essa página ao processo de compra sem a necessidade de cadastramento na loja virtual, assunto que trataremos em outra matéria. Toda forma de melhorar a prestação de serviço, com certeza proverá uma melhor experiência de consumo que por conseqüência criando um ambiente maior de confiança.
Marcelo Goberto de Azevedo é consultor de e-commerce na DragonSoft Tecnologia
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