A proximidade do 3º ciclo de revisão tarifária, que acontece a cada quatro anos, e a necessidade de publicação do Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico, que tem como objetivo padronizar a apresentação das informações dos ativos das concessionárias de energia elétrica e por conseqüência, facilitar sua gestão, trouxe às distribuidoras o desafio de atualizar e manter atualizados seus cadastros técnicos.
Na prática, com a finalidade de justificar seus custos operacionais e a tarifa cobrada do consumidor, as distribuidoras devem especificar detalhadamente cada componente de sua rede. Podendo ter uma margem de erro de somente 4%, elas se submetem a uma rigorosa auditoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que tem desenvolvido medidas para precificar de forma mais simples e unificada o consumo de energia, com a determinação do ativo patrimonial de cada concessionária de forma consistente.
Levando em consideração este cenário, a Elucid desenvolveu uma metodologia diferenciada que se utiliza de fotografia para possibilitar o controle dos ativos visualmente e o cumprimento dos prazos impostos pela Aneel. A oferta associa a solução multiplataforma GIS (Sistema de Informações Georeferenciadas) à disponibilização de fotos de cada ativo da rede. Sendo assim, o técnico de campo responsável pela georreferenciamento da rede tira algumas fotos dos postes, nas quais podem ser visualizados todos os componentes elétricos. A proximidade do 3º Ciclo, aliado às novas tecnologias em análise para aprimorar ainda mais o processo de levantamento, justificam a expectativa da Elucid para crescer 30% com esta oferta em 2011.
Em linhas gerais, após o levantamento dos ativos em campo, fotos e coordenadas são enviadas para a central em São Paulo, onde os técnicos especializados interpretam as imagens, colocando no banco de dados todas as características e componentes da rede. Um software, desenvolvido pela própria Elucid, permite a associação das fotos aos dados técnicos e a conversão para o padrão de arquivo que possa ser migrado para o sistema de gestão técnica utilizado pelo cliente. Sendo assim, é possível realizar inspeções remotas, descobrindo uma série de atributos técnicos por meio das imagens (como tipo de chave, altura do poste, pontos de manutenção programada, entre outros).
"Nos apoiamos em três pilares quando desenvolvemos nossas soluções: tecnologia, inovação e gestão. Neste caso, nosso diferencial é o fato de termos transferido toda a parte de processo e gestão para dentro do nosso escritório, garantindo qualidade, eficiência e resultados aos nossos clientes", afirma Michael Chenoweth Wimert Jr, presidente da Elucid.
Além de permitir que as distribuidoras atendam com qualidade os prazos exigidos pela Aneel, o projeto tem um alto valor agregado, já que o cliente pode verificar pelas fotos, pontos que precisam de manutenção ou possíveis fraudes, evitando, por exemplo, perda de energia. "A foto gera uma evidência do cadastro, permitindo que a auditoria não conte só com números para comparar, mas também com imagens que mostrem o que está sendo contabilizado", afirma Wimert Jr. "São inúmeros os benefícios do cadastro visual para as concessionárias. Entre eles, posso destacar pontos como melhor controle dos ativos, economia de custo e tempo, mais segurança para as operações e exatidão das especificações".
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