O Google deve levar um processo contra a Justiça espanhola para a corte ainda nesta semana, segundo pessoa ligada à empresa informou o The Wall Street Journal. O site de buscas briga com a Agência de Proteção de Dados da Espanha desde 2008, alegando que as leis de proteção de informações on-line do país são muito rígidas e tratam o Google de forma diferente em relação às demais empresas de internet.
A norma em questão, segundo explica o jornal americano, obriga o Google a apagar qualquer resultado de buscas que leve a informações constrangedoras ou que invadam de alguma forma a privacidade dos internautas espanhois. Para determinar quais informações devem ser tiradas do ar, segundo explicou uma funcionária da agência, a Justiça analisa apenas reclamações formais enviadas por meio de cartas.
Segundo a fonte ligada ao Google ouvida pelo jornal americano, o julgamento desta semana, que está agendado para quarta-feira, 19, alega, porém, que o governo espanhol não trata as outras empresas de web com a mesma rigorosidade com que trata o gigante das buscas, com base em leis relacionadas à liberdade de expressão.
- Justiça