Projeto Mercosul Digital investirá 2,25 miihões de euros em rede entre países

0

O Projeto Mercosul Digital reuniu nesta segunda-feira, 17, em São Paulo, as empresas e instituições de capacitação profissional interessadas em participar do processo de licitação internacional do contrato "Desenho e Implementação da Escola Virtual". O recurso que ser destinado a financiar as diversas atividades do projeto são da ordem de 2,25 milhões de euros, patrocinados pela Comunidade Europeia e o Mercosul.
Segundo Leonardo Lazarte, coordenador nacional da Rede de Capacitação Digital, o prazo para manifestação de interesse vai até 24 de fevereiro. Podem participar empresas que tenham faturado em 2008 e 2009 no mínimo 500 mil euros e tenham fechado o balanço no azul nesses dois anos. Os interessados também podem organizar um consórcio específico para participar da concorrência.
A Escola Virtual prevê o desenho e implantação de uma rede institucional para atividades de capacitação em temas da Sociedade da Informação (em particular de comércio eletrônico) nos quatro países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), aproveitando as capacidades físicas, docentes e a experiência dos participantes; desenho, organização, oferta e desenvolvimento do programa de capacitação da rede criada; e o desenvolvimento e gestão de um portal para comunidades de prática.
Dos 2,5 milhões de euros, cerca 25% serão aplicados na vertente do projeto relacionada à Rede de Capacitação Digital. Em breve deverá ser divulgado o edital de licitação par aquisição de infraestrutura.
As empresas selecionadas por uma comissão de cinco especialistas a ser formada no âmbito da RNP – Rede Nacional de Pesquisa, do Rio de Janeiro, passarão para a segunda fase, na qual serão exigidos os planos de negócios e as comprovações técnicas e legais. O resultado dessa fase será divulgado dia 29 de abril. A partir da escolha, a empresa selecionada terá 27 meses para realizar o projeto.
Gerson Rolim, coordenador do projeto no Brasil, que faz parte da Câmara e-Net, diz quue o objetivo é capacitar os países em temas como certificação digital, chaves públicas, marco regulatório etc. A idéia do projeto é estabelecer as bases de comércio eletrônico e governo eletrônico, no qual o Brasil tem forte experiência, como o serviço Exporta Fácil do Correios, que é uma referência para PMEs dos demais países do Mercosul. O projeto também pretende capacitar a rede Aranda, do Paraguai, para conectá-la à rede Clara – Consórcio Latino Americana de Redes Avançadas, que faz parte da RNP. Informações detalhadas e os editais devem estar disponíveis no site da entidade a partir desta terça-feira, 18, em www.mercosuldigital.org.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.