Em uma das disciplinas de Marketing Digital e Web 2.0 ministrada no MBA da BSP, tive a oportunidade de ter como aluna a Renata Valladão. Renata é uma jovem dinâmica, antenada no mercado e em novidades, moradora da cidade de São Paulo, e trabalha na área de Marketing de uma grande empresa multinacional que opera por aqui. Além disto, ela tem uma paixão por culinária, e como hobby, iniciou a fazer brigadeiros e brownies para vender aos colegas de trabalho e aos companheiros de classe.
O projeto de conclusão do curso que solicitei para esta turma foi a criação de um plano de negócios e a implementação prática de algumas das ações propostas, que envolvesse grande parte dos conceitos ministrados. Renata me questionou se poderia fazer o trabalho sobre sua operação de doces. Aceitei a sugestão de projeto e confesso ter ficado bastante curioso, pensando como ela iria aplicar os conceitos de marketing digital em uma operação deste porte. Neste momento, nascia oficialmente no mercado a Pink Petit Pois.
A estratégia utilizada pela Renata para dar maior visibilidade da marca Pink Petit Pois e de seus produtos nos vários canais digitais foi:
* divulgar num blog, textos e algumas fotos de suas criações e encomendas que haviam sido feitas;
*criar um perfil no Facebook, no qual é disponibilizado um álbum de fotos com os produtos e informações sobre o blog;
* criar uma conta no Twitter, postando mensagens para os seguidores, falando sobre novidades, direcionando como podem ser obtidas mais informações;
* inserir no YouTube um vídeo mostrando alguns docinhos sendo feitos e algumas variedades;
* disponibilizar um álbum no Flickr com fotos de docinhos e embalagens;
* utilizar QRCode para facilitar o acesso nos canais acima através do uso de dispositivos móveis;
* participar em eventos de degustação, para fazer contatos, levando um notebok para mostrar o que foi feito acima com as várias tecnologias.
Como resultados práticos, antes mesmo da disciplina ter terminado, a Renata conseguiu aumentar a presença do seu negócio no mundo virtual, com seguidores, amigos, e resolveu disponibilizar um serviço focado em encomendas. E é claro, foi aprovada com uma nota alta e bastante elogiada pelos colegas na apresentação do projeto.
Fui falar novamente com a Renata, alguns meses depois, para saber do seu negócio e o que ela me contou foi impressionante:
*parou de levar doces no trabalho e na escola, e hoje atende apenas encomendas para recepções, festas, reuniões;
*desde que lançou o serviço de encomendas e com a divulgação constante, aumentou em 500% o número médio de entregas mês;
*aumentou seu portfólio de ofertas, e hoje disponibiliza embalagens sofisticas que estão sendo utilizadas como presentes.
Um ponto de atenção: nem tente acessar o site da Pink Petit Pois, pois ele não existe e nem deve ser criado tão cedo. Para que investir recursos escassos em um site, se é possível localizá-la via Google nos outros canais digitais onde está presente?
Eu nunca tinha ouvido falar da Pink Petit Pois. Agora sou fã da empresa e como a Renata está conseguindo expandir seu negócio, com custos baixos de divulgação e ações de fidelização de clientes.
Quem disse que marketing digital e redes sociais não podem ser utilizados por pequenas empresas para a promoção de seus negócios?
Blog: pinkpetitpois.blogspot.com
Twitter: @PinkPetitPois (www.twitter.com)
Facebook: Pink Petit Pois (www.facebook.com)
Flickr: Pink Petit Pois (www.flickr.com)
Youtube: Pink Petit Pois (http://www.youtube.com/watch?v=A3T5vkJdti8)
E-mail: pinkpetitpois@gmail.com
Mario Faria é professor do MBA das disciplinas de Marketing e Estratégia da Business School São Paulo e consultor (mario.faria@prof.bsp.edu.br)