O Facebook assumiu o topo das redes sociais no Brasil, superando o Orkut após registrar um crescimento "excepcional", segundo dados de dezembro de 2011 da comScore. Naquele mês, o Facebook atraiu 36,1 milhões de visitantes no país, o que representou crescimento de 192% em 12 meses. O Orkut, por sua vez, registrou crescimento de 5% no período, atingindo 34,4 milhões de visitantes.
"O rápido crescimento do Facebook no mercado brasileiro foi uma das histórias mais interessantes de 2011", diz Alex Banks, analista da comScore no Brasil, em comunicado divulgado no site da empresa. "O Brasil tem sido um mercado social particular, e abriga hoje a quinta maior população em redes sociais em todo o mundo", acrescenta o executivo.
A terceira posição no ranking da comScore para o mercado brasileiro de redes sociais é ocupado pelo Windows Live Profile, com 13,3 milhões de visitantes em dezembro último (aumento de 13% em relação a dezembro de 2010), seguido do Twitter, com 12,5 milhões (crescimento de 40% no período). Na sequência, vêm o Vostu.com (4,9 milhões de visitantes), o Google Plus (4,3 milhões), o Tumblr.com (4 milhões) e o LinkedIn (3,1 milhões).