Muitas práticas de gestão que já tinham forte presença em outros mercados foram adotadas pelas empresas de e-commerces na medida em que o segmento se fortaleceu. Das práticas comerciais para alavancar as vendas, como o aproveitamento de datas comemorativas, às políticas de troca e entrega, existem inúmeros fatores que garantem o fluxo assertivo de trabalho.
Um desses fatores, no entanto, nem sempre faz parte da realidade da tomada de decisão dos gestores de e-commerce. É o que chamamos de cultura data driven, ainda pouco evidenciada. Ela nada mais é do que uma organização estratégica em que decisões e melhorias são realizadas baseadas em dados coletados ao longo do processo de trabalho.
A cultura data driven, além de fundamental para o e-commerce, cria um processo de crescimento baseado em experimentação, também essencial para negócios inovadores. Com informações relevantes e confiáveis sobre a performance dos produtos, tempo de navegação, ticket médio, canais de maior assertividade e tantos outros indicadores possíveis de serem levantados, as empresas podem testar fórmulas e projetos de acordo com a sua realidade e público.
Entenda, no entanto, que a experimentação na cultura data driven tem muito mais impacto do que em situações onde esse processo é empírico. Aqui, estamos falando de empresas que testam estratégias já fortalecidas por informações estratégicas. O índice de assertividade é infinitamente maior, visto que os dados já mostram uma realidade muito límpida do comportamento do consumidor. A essa experimentação, habitualmente, soma-se ajustes finos e otimização para melhoria contínua. Raramente vemos empresas com essa cultura tendo de refazer sua estratégia do zero.
Mais do que uma forma de gerenciar o e-commerce, o data driven é, portanto, um caminho confiável e estruturado para a tomada de decisão. Os dados coletados através de soluções inovadoras permitem um nível de inteligência e competitividade essenciais para que a empresa se destaque no mercado e crie iniciativas de alto impacto. É uma visão clara sobre comportamento, necessidades e desejos do consumidor, refletidos em informações concretas, que utilizadas dentro da construção da estratégia, geram mais confiança e resultados comerciais.
Quem ainda não conta com a cultura data driven está lidando não apenas com um mercado altamente competitivo, como também se insere nele com um grau de "cegueira profissional" muito perigoso para a continuidade dos negócios. Os dados estão por toda parte, cabe ao e-commerce usá-lo a seu favor, com as ferramentas e o apoio profissional especializado corretos.
Rhuan Willrich, CEO da Híbrido, consultoria especializada em soluções em performance e desenvolvimento de e-commerce.