Parfin, líder em infraestrutura web3 que possui uma plataforma para custódia, negociação, tokenização e gestão segura de ativos digitais, assim como, uma solução de blockchain permissionada para entidades reguladas, levantou US$ 15 milhões – ou aproximadamente R$ 80 milhões na cotação atual – em um round seed de investimento liderado pelo Framework Ventures, empresa de venture capital baseada em San Francisco (EUA) e focada no mercado de ativos digitais. Outros participantes da rodada são: L4 Venture Builder, fundo de investimentos formado pela B3, a bolsa de valores do Brasil – cujo investimento ainda depende de aprovação de reguladores locais, o Valor Capital Group e a Alexia Ventures.
Fundada em 2019, a Parfin visa criar soluções web3 com altos padrões de segurança, robustez e compliance para instituições que procuram explorar o mercado de ativos digitais. Os recursos desse aporte serão usados para continuar evoluindo produtos existentes, assim como lançar novas soluções, como a Parchain, uma nova geração de blockchain EVM permissionada, que possibilita a prática de DeFi e tokenização de ativos por entidades regulamentadas com foco em privacidade, portabilidade e interoperabilidade.
"Captar esses recursos em um mercado complexo e desafiador nos dá ainda mais confiança na estratégia, tecnologia e produtos da Parfin", diz Marcos Viriato, CEO e co-fundador da Parfin. "Como líder em solução de infraestrutura para ativos digitais na América Latina, nós planejamos usar esse investimento para solidificar nossa liderança e acelerar nossa expansão global durante esse período crucial de construção".
A Parfin também oferece aos institucionais diversas soluções de infraestrutura web3, que incluem o Crypto as a Service (CaaS), uma solução em API que permite às instituições oferecerem uma rápida oferta de cripto aos seus usuários finais, e a MPC (Multi-Party Computation) Custody, uma das mais seguras e avançadas soluções de custódia MPC do mercado.
Além disso, a Parfin também oferece em sua plataforma, sistemas para gestão de tesouraria segura, negociação em mais de 20 grandes exchanges, OTC desks e bancos e uma ampla suíte de relatórios que resume a atividade dos usuários e reports fiscais. Com a solução de blockchain privada e permissioada Parchain, instituições podem iniciar sua jornada de tokenização e entrar no universo web3, e ao mesmo tempo permanecerem em conformidade com as leis e regulamentações locais.
"Apesar do forte crescimento do DeFi e da indústria de cripto estar mais acessível, a maioria das instituições ainda não adotaram e não se integraram totalmente ao web3, devido à uma série de preocupações sobre requisitos regulatórios e riscos técnicos de segurança." Diz Brandon Potts, Principal na Framework Ventures. "À medida que o DeFi permissionado progride e as instituições passam a procurar soluções de infraestrutura seguras e em conformidade, nós entendemos que o time altamente experiente da Parfin e sua fantástica tecnologia os colocam em posição de destaque para integrar a primeira onda de entidades regulamentadas web3".
"Parfin é um excelente parceiro com time e stack tecnológico sólidos" diz Pedro Meduna, Co-founder da L4 Venture Builder. "Com esse passo e um novo aumento de capital esperamos fortalecer ainda mais nosso relacionamento e esperamos que a Parfin continue a executar seu roadmap para oferecer infraestrutura digital em um nível institucional, conciliando experiência de mercado e inovação tecnológica" conclui.
O aporte dos recursos da L4VB na companhia só será concluído após a aprovação do fundo por reguladores locais no Brasil.