Com a estratégia de abocanhar uma fatia expressiva do mercado de serviços de consultoria para a mobilidade, a Accenture, consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, criou uma nova área voltada a esse mercado, com a qual pretende atuar junto às operadoras de telecomunicações e empresas de prestação de serviços no desenvolvimento e implantação de aplicativos móveis.
Segundo a empresa, a nova unidade de negócios, batizada de Accenture Mobility Operated Services, oferecerá uma "loja de serviços" móveis, que inclui deste o projeto até a oferta e gerenciamento de um amplo portfólio de aplicações. Essas ferramentas estão prontas para ser utilizadas em diversos segmentos, como financeiro, vouchers, bilhetagem e coleta de dados, entre outros.
A nova unidade de negócios foi lançada na Itália, mas a empresa planeja expandir o modelo para a Europa, Américas e a região da Ásia-Pacífico ainda neste ano. A vertical é voltada inicialmente aos setores de comunicações, serviços financeiros, recursos naturais, varejo, automotivo e segmento público, embora as aplicações possam ser utilizadas por empresas de qualquer indústria.
De acordo com Andy Zimmerman, executivo responsável por novos negócios da Accenture, os usuários não procuram apenas por serviços de voz ou cobertura de telefonia celular, mas serviços de dados que auxiliem em suas vidas profissionais e pessoais. "Com isso, praticamente todas as indústrias estão à procura de uma solução que utilize dispositivos em rede", afirmou o executivo.
- Aposta em novo mercado