Especialistas debatem efeitos da crise no setor de telecomunicações

0

Como era de se esperar, a crise econômica mundial ganhou um painel inteiro durante o Mobile World Congress, em Barcelona. Intitulado "Mobile and the world economy", o seminário demonstrou bem a divisão de perspectivas entre os agentes do mundo financeiro e aqueles de telecomunicações. De um lado, representantes de operadoras procuravam olhar a crise de maneira mais otimista, destacando que o setor de telecom pode ser a locomotiva para tirar o mundo da recessão, como exemplificou o próprio moderador do painel, Tom Wheeler, ex-presidente da CTIA, na abertura do debate. Por outro lado, representantes do setor financeiro pareciam mais céticos e pessimistas.
O gerente para telecom do Lloyds Bank, Richard Price, listou uma série de efeitos negativos provocados pela crise. Fora a óbvia redução de crédito, ele apresentou gráficos mostrando o encurtamento dos prazos de financiamentos. Seus conselhos para as operadoras são: fazer caixa, reduzir custos e manter contato freqüente com os bancos para facilitar qualquer eventual necessidade de financiamento futuro.
Venture capital
Estava presente no painel um especialista em venture capital: Rich Wong, sócio da Accel, companhia que realiza investimentos de venture capital e que já apostou em várias empresas de telecom e internet, como Real, Macromedia, Admob, Facebook entre outras. Wong enxerga duas tendências nesse segmento de venture capital em telecom. A primeira é o desaparecimento daqueles investidores que classificou como "turistas". "Era gente que nem sabia soletrar CDMA e que investiu em telecom alguns anos atrás, quando havia abundância de dinheiro", explicou. A outra tendência é de redução de investimentos em empresas de infraestrutura de telecomunicações e um aumento de investimento em empresas de aplicações móveis "off deck", ou seja, aquelas cujo modelo de negócios não depende das operadoras. "Esse é o caminho que a própria Accel está seguindo. Se não acreditasse nele não estaria pondo o meu dinheiro", afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.