GVT fecha 2008 com crescimento de 35% na receita

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A GVT fechou 2008 com receita líquida de R$ 1,32 bilhão, um crescimento de 34,6% na comparação com 2007, quando registrou R$ 980 milhões. A receita do segmento de próxima geração (NGS), composto por internet banda larga, transmissão de dados para empresas e serviços sobre IP, cresceu 84,2% no ano atingindo R$ 371,7 milhões. O faturamento dessa linha de serviços representou 28,2% do total da receita líquida da operadora em 2008 – uma evolução em relação aos 20,6% registrados em 2007.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes dos juros, imposto de renda, depreciações e amortizações) cresceu 40,4%, atingindo R$ 502,7 milhões. A margem Ebitda teve elevação de 1,6 ponto percentual, fechando em 38,1%. O lucro líquido no ano foi de R$ 30,6 milhões já considerando os efeitos contábeis da Lei 11.638, que trata da elaboração e divulgação das demonstrações financeiras.
A GVT terminou o ano com 1,9 milhão de linhas em serviço, número 55,1% superior ao de 2007. Somente no ano passado, foram adicionadas 685.338 novas linhas à base, das quais 209.119 mil acessos banda larga. O volume de acessos banda larga cresceu 85,1% atingindo 454.830, o que representa uma penetração de 68% na base de clientes varejo frente ao índice de 48% no fechamento de 2007. Além disso, 87% dos usuários de banda larga utilizam velocidades de 1 Mpbs ou superiores.
No segmento corporativo, a maior alta foi registrada na receita com serviços de transmissão e transporte de dados para companhias que aumentou 149,9% sobre 2007, gerando uma receita de R$ 118,8 milhões em 2008. Os serviços mais procurados por empresas que buscam soluções corporativas da GVT foram os que oferecem alta velocidade no transporte de dados, voz e vídeo com garantia de qualidade. Geograficamente, o maior crescimento em receita no segmento corporativo vem do eixo Rio-São Paulo que teve alta de 36,7% na receita gerada.
O investimento realizado pela operadora no ano passado foi 27,3% maior que em 2007 e totalizou R$ 720,8 milhões direcionados especialmente à ampliação da rede da empresa em atuais e novas localidades com a construção de 487.168 novos acessos. Excluindo a aquisição da Geodex no valor de R$ 109 milhões em 2007, o investimento realizado em 2008 foi 57,6% maior que no ano anterior.

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