Por mais que o Brasil seja um dos países mais engajados nas redes sociais, apenas 16% dos internautas brasileiros produzem conteúdos em páginas do tipo. Segundo pesquisa da consultoria de mídias digitais eCMetrics, o uso mais comum das redes sociais é o de observar e cultivar contatos, ação praticada por 36% dos brasileiros em sites de relacionamento.
A pesquisa ainda aponta que apenas 26% dos brasileiros com perfis em redes sociais são consumidores on-line e participam ativamente de ações de marketing em mídias sociais, seja como consumidor ou como criador. Outros 22% são os usuários que criticam ou reproduzem conteúdo obtido por meio de sites de relacionamentos.
O grupo mais ativo nas redes sociais é o das mulheres, de todas as classes sociais, que têm entre 18 e 24 anos, ao passo que os homens, também de todas as classes, que têm entre 18 e 34 anos consomem apenas informações relacionadas às suas necessidades.
A classe que se caracteriza como consumidores em redes sociais é composta pela mesma proporção de homens e mulheres, mas apenas os da classe A e com mais de 45 anos. Entretanto, 62% dos consumidores on-line brasileiros têm perfis em redes sociais.
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