Mesmo sem ter presença como expositor no Mobile World Congress, que aconteceu esta semana em Barcelona, o Facebook está presente por todo lado na feira de Barcelona. São várias as empresas anunciando parcerias com a rede social de Mark Zuckerberg. Uma delas é a HTC, que apresentou no evento o Cha Cha e o Salsa, dois smartphones com botão dedicado para compartilhamento de conteúdo no Facebook. Funciona assim: se o usuário acabou de tirar uma foto e aperta o botão, ela é automaticamente publicada em seu perfil na rede social. Se está no player de música, publica no Facebook o nome da canção que está ouvindo. Ou seja, o botão realiza atualizações diferentes de acordo com a aplicação que está aberta no celular.
A Gemalto, por sua vez, oferece agora às operadoras a possibilidade de embarcar no SIMcard um aplicativo de acesso ao Facebook. Através do menu do chip, qualquer usuário, mesmo aquele com celulares de baixa gama, consegue atualizar seu perfil, publicar nos murais, ler mensagens, entre outras funções de texto. O aplicativo ocupa apenas 30 kb do SIMcard. Operadoras que usam chips com menu dinâmico podem instalar o serviço nos telefones de seus assinantes remotamente, sem a necessidade de troca do SIMcard.
Para completar, a INQ Mobile apresentou dois novos smartphones Android, o INQ Cloud Touch e o INQ Cloud Q, que trazem o Facebook em sua tela inicial, para acesso rápido ao serviço. O INQ Cloud Touch está previsto para ser lançado em abril, na Inglaterra.
- Mobile World Congress