O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) pretende criar um plano para capacitar profissionais em TI e auxiliar no processo de reduzir a atual falta de mão de obra qualificada existente no mercado. O assunto foi discutido entre o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, o secretário de Políticas de Informática, Virgilio Almeida, e representantes da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).
No encontro, a entidade apresentou propostas para ampliar e fortalecer o setor de TI do país. De acordo com dados da Brasscom, nos próximos anos, o Brasil precisa de 750 mil profissionais de áreas técnicas para que o segmento continue em expansão.
O MCT informou que se compromete a ajudar na qualificação de jovens para atuarem com tecnologia da informação. "Já existe um projeto entre as secretarias de Políticas de Informática e de Ciência e Tecnologia para a inclusão social para formular programa que forme jovens profissionais de TI por meio da própria internet. Serão cursos on-line para capacitá-los a entrar nesse mercado", afirmou Almeida.
- Capacitação