A Gemco Creative Software, especializada em soluções para automação e gestão de empresas do varejo, tem planos ambiciosos para 2006. Eufórica com o bom desempenho obtido no exercício passado, a empresa pretende encerrar o ano com faturamento da ordem de R$ 28 milhões, um volume de negócios 58% superior ao registrado em 2005, quando contabilizou receita de R$ 17,7 milhões.
Para atingir esse objetivo, a empresa promoveu mudanças na sua estratégia de negócio. A palavra de ordem neste ano é focar em segmentos específicos, entre os quais figura o de supermercados, onde a empresa vislumbra as melhores oportunidades de negócios. ?Estamos investindo em melhorias no Gemco Anywhere Supermercado para que, ainda nesse primeiro semestre, ele tenha diferenciais totalmente inovadores, muito a frente dos concorrentes?, conta o presidente da Gemco, Nelson Massud.
A empresa pretende definir também um novo segmento vertical para ampliar o escopo de comercialização da sua linha Gemco Anywhere. Atualmente, a Gemco atende a rede de varejo de médio e grande porte nas verticais de supermercados, eletro/magazine, materiais de construção, atacadistas, moda e farmácias. Na faixa dos pequenos estabelecimentos varejistas o objetivo é fortalecer a estratégia de vendas indiretas, com foco nas verticais de supermercados, moda, postos de combustíveis, foto/óticas e telecomunicações.
Faz parte da estratégia da Gemco a expansão dos negócios na América Latina. A empresa, que criou uma diretoria de negócios internacionais, está realizando estudos de mercado na Argentina, Chile e México. A intenção é atuar nos segmentos de materiais de construção, magazine/eletro-eletrônico e farmácias ? áreas nas quais a empresa ocupa uma posição de destaque no mercado brasileiro ? através de parceiros locais especializados em vendas e serviços. ?Já estamos em contato com algumas empresas e brevemente esperamos anunciar nossos primeiros clientes?, revela o diretor de negócios internacionais, Marcos Massena.
A empresa, que inaugurou a sua nova sede, de 1.100 m2, em São Paulo, comemora os resultados obtidos em 2005. Segundo Massud, foi um ano muito positivo que permitiu à empresa alcançar as suas metas comerciais. O faturamento de R$ 11,7 milhões foi 35% superior ao contabilizado no exercício 2004, enquanto o Ebitda foi da ordem de R$ 2,8 milhões, representando um incremento de quase 300% no período.
A formação de uma rede de canais para a venda da solução Gemco SmartBiz (voltada para o pequeno e médio varejo) em todo o país e o crescimento da empresa no segmento de materiais de construção são apontados pelo presidente da empresa como principais fatores que impulsionaram o crescimento da Gemco em 2005.