Quando o assunto é publicidade no celular, em vez de brigarem entre si pelos anunciantes, as operadoras celulares deveriam se unir. Essa é a opinião de Ziv Eliraz, vice-presidente de alianças estratégicas da Amobee, empresa que desenvolveu uma plataforma de mobile advertising usada por gigantes como Vodafone e Telefônica. Por enquanto, os anunciantes interessados em usar o celular como mídia para publicidade ainda são obrigados a fechar contratos separados por operadora, mas o ideal era que isso mudasse no futuro, através de integradores que estivessem conectados a várias teles simultaneamente. A Amobee tem a ambição de fazer esse papel. "Em conteúdo móvel, é compreensível que as operadoras queiram se diferenciar umas das outras. Mas em mobile advetising elas seriam mais fortes se estivessem unidas. A idéia é trazer para o celular parte do que hoje é investido em publicidade na TV, em revistas e até na internet", argumenta Eliraz.
A Amobee atua como uma parceira direta das operadoras. Sua plataforma permite que sejam incluídos espaços publicitários em qualquer SVA vendido, desde SMS com notícias até games, passando por vídeos, portal WAP etc. A busca por anunciantes pode ser feita tanto pela Amobee quanto pela operadora. E a receita é dividida entre os dois.
Alguns integradores internacionais de mobile advertising, como a Admob, optaram por um caminho diferente, focando em sites "off-deck". Eliraz usa dois argumentos para justificar a aliança com as operadoras: 1) as campanhas podem ser mais bem segmentadas a partir de informações dos cadastros das teles, como idade, sexo, endereço e valor da conta do assinante; 2) ganha-se acesso para inclusão de publicidade em qualquer SVA da operadora e não apenas em banners WAP de terceiros.
A plataforma da Amobee foi lançada em 2007 e sua receita tem crescido a passos rápidos. O faturamento gerado pela solução anualmente, contudo, não é aberto pela companhia.
Brasil
A Amobee tem planos de vender sua plataforma também para operadoras brasileiras. Na semana que vem, Eliraz estará no País para participar do Mobile Marketing Forum, em São Paulo. "Queremos nos encontrar com as operadoras locais", disse o executivo.
MMF
Entre os dias 24 e 26 de março, acontecerá no hotel Sofitel, em São Paulo, a segunda edição do Mobile Marketing Forum, evento organizado pela Mobile Marketing Association (MMA). Nele, serão apresentados diversos casos de sucesso e serão discutidas tendências na área de marketing móvel. Estarão presentes, entre outros, o presidente mundial da MMA , Mike Wehrs, e o vice-presidente de alianças globais da AdMob, Russell Buckley.