Empresas enfrentam desafio de integrar websites com redes sociais

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Nos últimos anos, as redes sociais ganharam importância não apenas como ferramentas de negócios e relacionamento com o consumidor. Aos poucos, mais e mais companhias estão descobrindo que existe um enorme potencial na exploração de sites de relacionamento que se formam dentro de seus limites. E esse fenômeno tem obrigado muitas empresas a procurar integrar seus websites a redes sociais de maneira que possam estabelecer certo controle sobre uso dessas mídias pelos funcionários. "Essa questão estará, indiscutivelmente, na pauta das empresas nos próximos anos", afirma Ivamar Sousa, diretor regional de vendas para a América Latina da FatWire, fornecedora de software corporativo para gestão de conteúdo na internet.
Durante palestra em workshop do Web Expo Forum 2010, que acontece até esta sexta-feira, 19, em São Paulo, o executivo explicou que, com a expansão dos sites de relacionamento, inúmeras redes sociais foram formadas dentro das empresas, já que um grande número de funcionários usa essas mídias. "Ocorre que essas comunidades internas não estão organizadas, daí a necessidade de integrar o website da marca com as redes sociais", diz Sousa, ao observar que hoje um grande número de empregados das corporações mantém perfil e acessam sites do gênero, como o Facebook, LinkedIn e o Twitter.
Diante desse cenário, o diretor da FatWire salienta que a gestão de conteúdos será imperativo nas estratégias de mídia social das corporações. "Atualmente existe um verdadeiro tsunami de conteúdos e há uma enorme dificuldade por parte das empresas para filtrar qual conteúdo é relevante ou não", ressalta Sousa. Entre as várias iniciativas existentes hoje no mercado para a integração de redes sociais e gestão de dados, ele cita o Data Portability, comitê formado por empresas de web, companhias usuárias e comunidades sociais, que trabalha no sentido de permitir maneiras de portar dados de um site para o outro, tais como o perfil do usuário, dados de registro, etc. Há ainda, segundo ele, iniciativas como o Open Social do Google, que é um conjunto de APIs (interfaces de programação de aplicativos), que permite desenvolver aplicações para qualquer rede social.
Na opinião de Sousa, a integração entre websites de marcas com as redes sociais é um processo irreversível para o qual as empresas terão de se adaptar. Até porque, além de um maior controle sobre o uso dessas mídias pelos empregados, elas enfrentam o desafio de fazer com que seus produtos ou serviços tenham visibilidade nas redes sociais.

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