A Alcatel Mobile está reestruturando sua estratégia no Brasil com o objetivo de conquistar este ano 5% de share no mercado nacional, o que deve representar algo entre 2,5 e 3 milhões de aparelhos vendidos. No ano passado a participação da companhia no País foi de aproximadamente 1%. Uma das primeiras mudanças foi a contratação, no fim de janeiro, de um novo CEO para a empresa, o executivo Marcus Daniel Machado, que até então cuidava da área de telecomunicações da LG. Outra novidade importante é a mudança da marca, que passará a ser "Alcatel One Touch", o que será acompanhado por um aumento em seu investimento em marketing. A agência Z+ foi contratada para desenvolver o plano de marketing da nova marca.
Quanto aos produtos, a Alcatel One Touch focará especialmente em terminais Android e dual simcard. Atualmente, seu portfólio é composto por quatro modelos, todos de gama baixa ou média, com sistemas operacionais proprietários e preços que chegam a até R$ 349. Para o segundo trimestre, serão adicionados quatro novos celulares. Três deles serão dual simcard e dois, Android. "Sem bons produtos não se consegue nada, ainda que se tenha o melhor dos vendedores. Quando aceitei o convite da Alcatel Mobile, me impressionei com a quantidade de aparelhos, com sua flexibilidade de produção e com sua inovação", explica Machado, que concedeu a este noticiário sua primeira entrevista como CEO da companhia. O executivo ressaltou que a garantia de uma boa assistência técnica e de continuidade logística estão entre as prioridades da empresa.
Há mudanças também na estratégia de fabricação. No passado, a Alcatel Mobile chegou a produzir seus terminais no Brasil com a Flextronics. Agora, a preferência é por importar os terminais da China, onde fica a controladora da companhia. "Quando se terceiriza a produção, há pouca flexibilidade. Os pedidos precisam ser feitos com muita antecedência e com alta precisão dos volumes", justifica o novo CEO.
A Alcatel Mobile já tem contrato com alguns importantes distribuidores nacionais e está neste momento negociando diretamente com as operadoras brasileiras.
China
A Alcatel Mobile é uma marca de origem francesa, que pertence hoje à chinesa TCL Communications, e não tem relação com a Alcatel-Lucent. Sua controladora é o quinto maior grupo empresarial da China, muito forte em eletroeletrônicos no Oriente e com mais de 10 mil empregados. No Brasil, sua subsidiária para telefones móveis se chama TCT Mobile. Machado ressalta que não é demérito nenhum os produtos serem fabricados na China, país onde são feitos hoje alguns dos celulares mais modernos do mundo pelas mais diversas marcas. "Há produtos bons e ruins na China, como em todo lugar", comenta.
- Fornecedores