A consumerização de TI – incorporação de novas tecnologias ao ambiente de trabalho puxada por pressão dos funcionários – já começa a afetar os negócios das empresas, de acordo com estudo encomendado à Maritz Research pela Intel. O fenômeno acontece devido à rápida evolução da computação pessoal, o que está fazendo com os funcionários, e não os departamentos de TI, direcionem a adoção de novas tecnologias. As novas tecnologias estão aparecendo primeiro em equipamentos voltados para os consumidores, com uma evolução muito rápida, e sendo adotadas em larga escala por profissionais "antenados" com novidades digitais.
O estudo revela que 53% dos trabalhadores entrevistados dizem que seria benéfico para a empresa se ela fornecesse ferramentas mais parecidas com aquelas que usam em suas casas, enquanto que 65% deles garantiram que perdem ao menos uma hora por semana de produtividade por conta de tecnologias defasadas.
A pesquisa aponta, ainda, que 61% dos entrevistados da Geração Y, pessoas nascidas a partir da década de 80, e 50% dos funcionários com mais de 30 anos acreditam que as tecnologias que utilizam para suas necessidades pessoais são mais eficientes e produtivas do que as oferecidas pela empresa.
"Antigamente, tecnologias de ponta ou acesso a internet banda larga existiam apenas nas corporações. As empresas estavam na vanguarda e eram os grandes centros de introdução de novas tecnologias", explica Maurício Ruiz, diretor de alianças para o segmento corporativo da Intel Brasil. "Hoje em dia, os avanços e a adoção de tecnologias estão acontecendo numa velocidade maior pelos consumidores, que adquirem computadores, telefones e serviços mais avançados do que os oferecidos por seu empregador", completa.
De acordo com a amostra, a frustração dos funcionários com as ferramentas tecnológicas oferecidas no ambiente de trabalho também afetam a percepção que têm de seus respectivos departamentos de TI. A Maritz Research identificou que 14% dos entrevistados já abandonou um emprego por conta de políticas restritivas para o uso de novas tecnologias.
Embora 65% dos gestores entrevistados concordem que é da alçada da área de TI resolver o problema da consumerização, a maioria acredita que existem outros caminhos para a resolução do conflito. Para 53% dos gestores, treinamentos adequados para o uso da tecnologia atual seria mais eficiente do que a adoção de novas ferramentas, enquanto que 36% creem que a tecnologia fornecida atualmente não tem todo o seu potencial utilizado.
Por outro lado, apenas 36% dos gestores acreditam que seu departamento de TI está satisfatoriamente atualizado com as mais avançadas tecnologias, e a grande maioria deles entende que algumas das restrições impostas podem efetivamente diminuir a produtividade dos fu.
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