'Consumerização' de TI já afeta as empresas, diz pesquisa

0

A consumerização de TI – incorporação de novas tecnologias ao ambiente de trabalho puxada por pressão dos funcionários – já começa a afetar os negócios das empresas, de acordo com estudo encomendado à Maritz Research pela Intel. O fenômeno acontece devido à rápida evolução da computação pessoal, o que está fazendo com os funcionários, e não os departamentos de TI, direcionem a adoção de novas tecnologias. As novas tecnologias estão aparecendo primeiro em equipamentos voltados para os consumidores, com uma evolução muito rápida, e sendo adotadas em larga escala por profissionais "antenados" com novidades digitais.
O estudo revela que 53% dos trabalhadores entrevistados dizem que seria benéfico para a empresa se ela fornecesse ferramentas mais parecidas com aquelas que usam em suas casas, enquanto que 65% deles garantiram que perdem ao menos uma hora por semana de produtividade por conta de tecnologias defasadas.
A pesquisa aponta, ainda, que 61% dos entrevistados da Geração Y, pessoas nascidas a partir da década de 80, e 50% dos funcionários com mais de 30 anos acreditam que as tecnologias que utilizam para suas necessidades pessoais são mais eficientes e produtivas do que as oferecidas pela empresa.
"Antigamente, tecnologias de ponta ou acesso a internet banda larga existiam apenas nas corporações. As empresas estavam na vanguarda e eram os grandes centros de introdução de novas tecnologias", explica Maurício Ruiz, diretor de alianças para o segmento corporativo da Intel Brasil. "Hoje em dia, os avanços e a adoção de tecnologias estão acontecendo numa velocidade maior pelos consumidores, que adquirem computadores, telefones e serviços mais avançados do que os oferecidos por seu empregador", completa.
De acordo com a amostra, a frustração dos funcionários com as ferramentas tecnológicas oferecidas no ambiente de trabalho também afetam a percepção que têm de seus respectivos departamentos de TI. A Maritz Research identificou que 14% dos entrevistados já abandonou um emprego por conta de políticas restritivas para o uso de novas tecnologias.
Embora 65% dos gestores entrevistados concordem que é da alçada da área de TI resolver o problema da consumerização, a maioria acredita que existem outros caminhos para a resolução do conflito. Para 53% dos gestores, treinamentos adequados para o uso da tecnologia atual seria mais eficiente do que a adoção de novas ferramentas, enquanto que 36% creem que a tecnologia fornecida atualmente não tem todo o seu potencial utilizado.
Por outro lado, apenas 36% dos gestores acreditam que seu departamento de TI está satisfatoriamente atualizado com as mais avançadas tecnologias, e a grande maioria deles entende que algumas das restrições impostas podem efetivamente diminuir a produtividade dos fu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.