O Alibaba anunciou a criação de um laboratório de pesquisa em realidade virtual, batizado de GnomeMagic Lab, ao mesmo tempo em que lançou um chapéu de realidade virtual. Os anúncios fazem parte da estratégia do gigante chinês do comércio eletrônico para oferecer uma experiência diferenciada aos usuários que realizam compras por meio da sua plataforma.
A empresa também investiu na empresa de realidade aumentada Magic Leap, no início deste ano, por meio de um acordo que colocou o vice-presidente do Alibaba, Joe Tsai, no Conselho de Administração da empresa, e recentemente fez uma oferta de compra da empresa Youku Tudou, considerada o equivalente do país asiático ao YouTube, por US $ 3,5 bilhões.
O Alibaba, que diz ter 400 milhões de usuários considerando todos os seus serviços, disse que o GnomeMagic Lab irá trabalhar para integrar os recursos de realidade virtual à sua plataforma de e-commerce e proporcionar uma melhor experiência ao consumidor, ao explorar outras aplicações, como vídeo com Youku Tudou e entretenimento via Alibaba Pictures.
Em um comunicado a imprensa, o ex-engenheiro do Facebook, Zhao Haiping, que está na equipe do GnomeMagic Lab, disse que a realidade virtual poderá permitir aos consumidores realizar compras em estabelecimentos comerciais da Quinta Avenida, em Nova York, no conforto da sua própria casa.