O estudo "Getting Smarter by the Day: como IA está elevando o desempenho das empresas globais", elaborado pela Tata Consultancy revela que inteligência artificial está se espalhando em quase todas as áreas de uma empresa.
Explorando as opiniões e ações de decisores de empresas globais com receitas médias de US$ 20 bilhões, o estudo revelou que as empresas da Ásia reportaram um aumento médio de 19% na receita proveniente desta tecnologia. Os gastos da IA na região devem atingir US$ 57 milhões este ano.
Os maiores adeptos da AI hoje são, sem surpresa, os departamentos de TI, com dois terços (67%) dos entrevistados usando o IA para detectar intrusões de segurança, problemas de usuários e fornecer automação.
No entanto, até 2020, quase um terço (32%) das empresas acreditam que o maior impacto de IA será em vendas, marketing ou atendimento ao cliente, enquanto um em cada cinco (20%) vê impacto maior nas funções corporativas não voltadas para o cliente, Incluindo finanças, planejamento estratégico, desenvolvimento corporativo e recursos humanos.
Quanto ao debate em curso sobre o impacto da IA sobre o emprego, os executivos de empresas ouvidas para o estudo estimaram reduções líquidas em cada função, em 2020, entre 4% e 7%. No entanto, as empresas com as maiores receitas e melhorias de custo da IA vêm a necessidade de pelo menos três vezes mais empregos em cada função até 2020 por causa da IA.
A tecnologia já está sendo empregada para automatizar processos e impulsionar a eficiência, ajudar os funcionários a serem mais produtivos e dedicar mais tempo às necessidades mais estratégicas do negócio e criar novos trabalhos e serviços que não eram possíveis no passado.
Como a IA se torna uma tecnologia mainstream, os investimentos financeiros vão aumentar, já que 7% das empresas destinaram pelo menos US$ 250 milhões para a AI em 2016 e 2% já planejam investir mais de US$ 1 bilhão até 2020 – provavelmente olhando para Ganhar uma vantagem competitiva como early adopters.
Os executivos participantes do Global Trend Study em todas as regiões e setores classificaram os quatro principais fatores como mais importantes para a IA ganhar aceitação generalizada e impulsionar os benefícios do negócio. Quase sete em cada 10 (68%) das empresas atualmente usam IA para detectar e prevenir potenciais hacks e ameaças à segurança de seus sistemas. E avançando, os outros fatores-chave incluem o desenvolvimento de sistemas cognitivos que continuamente aprendem, têm a capacidade de tomar decisões confiáveis ??e seguras baseadas em massas de dados.