Santuário Nacional de Aparecida investe em tecnologia para a segurança física

1

O Santuário Nacional de Aparecida recebe cerca de 12 milhões de devotos todos os anos para visitar a imagem da padroeira do Brasil. O maior templo mariano do mundo, com cerca de 1,3 milhão de m², conta com um projeto que integra a tecnologia das imagens em alta definição das câmeras da AXIS Communications em uma única plataforma da Milestone Systems, que trouxe o VMS XProtect Corporate.

O projeto de videomonitoramento começou em 2012 para o Hotel Rainha do Brasil, que fica a 700 metros do Santuário Nacional. A partir do ano seguinte, foi ampliado e se estendeu para a Basílica e, na sequência, para todo o local. Hoje, o Memorial da Devoção à Nossa Senhora Aparecida e o Caminho do Rosário, além do próprio circuito de visitação à cúpula da Basílica, também contam com o apoio das imagens.

"Com a ampliação do número de câmeras, foi necessário rever o projeto e a opção da diretoria do Santuário, orientada pelo integrador, foi buscar uma plataforma única capaz de integrar a gestão de imagens das 399 câmeras (do Rainha Hotéis e das dependências do santuário) ao Centro de Controle que temos aqui", explica a Gerente de TI do santuário, Luisa Vieira.

Para unificar o sistema e melhorar o fluxo de informações enviadas à central de monitoramento, o integrador do projeto, SilliS – Security Intelligence, sugeriu implementar uma plataforma mais robusta. Em consenso foi escolhido o X-Protect Corporate, da Milestone Systems. Em termos práticos, com a nova plataforma foi possível utilizar funções que melhoraram muito a rotina do videomonitoramento no santuário, além da economia de banda larga do sistema – que é integrado ao datacenter local através de uma conexão por fibra óptica.

Câmeras multiuso: da Basílica à rede de TV

Além das diversas funcionalidades para garantir a segurança dos visitantes, as câmeras são utilizadas para realizar o streaming ao vivo pela Internet das missas para a programação da TV Aparecida, portal e app. Tudo é feito com a ajuda do AXIS Streaming Assistent, que faz a integração dos modelos de câmeras compatíveis com a aplicação de streaming via vídeo e áudio. O aplicativo permite a integração de forma fácil com os sistemas de streaming Skype, Adobe Flash Media Live Encoder, entre outros.

No Santuário, cinco câmeras AXIS P13 foram disponibilizadas para a função de transmitir 6 canais ao vivo, além da programação da TV, em tempo real pela internet de locais como o Altar Central, Capelas, Nicho de Nossa Senhora e Passarela da Fé. "Esses modelos foram escolhidos para a transmissão ao vivo na internet devido a possibilidade de utilizar lentes de 50 mm. Por conta da pandemia, o acesso remoto cresceu muito, com milhares de fiéis acompanhando as imagens do Santuário através de aplicativos ou online", explica Luisa Vieira.

Assim que é instalado, o aplicativo faz uma varredura para detectar automaticamente os equipamentos da Axis que estão em rede. Integrado com a funcionalidade de Zipstream, o AXIS Streaming Assistent permite enviar os dados de áudio e vídeo com uma taxa de bits minimizada, ou seja, além de permitir outras funcionalidades, é possível economizar a transmissão de dados em uma rede e melhorar a transmissão de áudio e vídeo via streaming.

Um espaço seguro para a fé

A garantia de que tudo está funcionando bem e os visitantes estão aproveitando sua estadia na cidade, que se tornou um polo turístico do Vale do Paraíba, vem de um local específico: a central de monitoramento do Santuário. Ali, um grupo de pessoas trabalha para monitorar as imagens geradas pelas centenas de câmeras espalhadas por toda a área de 1,3 milhão de metros quadrados de extensão.

O trabalho de monitoramento é complementado por outra central que fica dentro do Rainha Hotéis, com monitoramento ininterrupto, 24 horas por dia, sete dias por semana. Um storage de 500 TB é utilizado para armazenar as imagens e o Milestone Corporate – programado para trabalhar com 40 modelos diferentes de câmeras Axis – se encarrega de gerenciar as imagens que chegam de todos esses locais.

Durante a pandemia, com a necessidade dos protocolos de biossegurança e a capacidade das missas limitada, a tecnologia auxiliou na verificação do uso correto dos EPI'S e colaborou com o trabalho das equipes que coordenam o distanciamento entre as pessoas.

"A possibilidade de ter equipamentos com tecnologia IP totalmente integrados facilita muito tarefas do dia a dia, como a manutenção remota, integração de sistemas, trabalho multiplataformas e convergência para um único canal. Com o trabalho conjunto da Axis e da Milestone na central de monitoramento, conseguimos detectar com facilidade todo tipo de problema e temos capacidade de reação coordenada. A unificação dos sistemas em uma plataforma única era o que faltava para deixar a parceria perfeita. Estamos muito satisfeitos", finaliza a responsável pelo TI do Santuário, Luisa Vieira.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.