Como parceiros de TI podem formar um "círculo de especialistas" em IA?

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Cada empresa tem uma curva de aprendizado diferente quando se trata de IA. Talvez porque estejam avaliando uma gama de produtos legados ou procurando novas alternativas. Ou porque implementar IA envolve muitas camadas, desde a integração em processos existentes até a atualização de governança e gestão. Nem todas as empresas têm o know-how para juntar as peças. É por isso que parceiros experientes desempenham um papel crítico neste processo.

Por que os clientes de médio porte estão tendo dificuldades para adotar a IA? 

As empresas sabem que a IA está em alta, mas todos os fornecedores prometem maiores eficiências. O que deixa difícil saber em quem confiar.

Mesmo quando as empresas estão otimistas sobre os potenciais ganhos de produtividade com a IA, elas ainda são relutantes em interromper o uso das tecnologias existentes. Será que devem usar novos produtos autônomos orientados por IA e integrá-los com seus processos e aplicativos existentes? Ou devem adotar os novos recursos de IA que os fornecedores estão oferecendo agora como parte de seus produtos existentes?

Essas decisões têm uma ampla gama de implicações comerciais, incluindo fluxos de trabalho, governança e compliance — então algo que parece tão simples quanto usar novos recursos de IA pode se tornar uma grande jornada interna.

Como isso é diferente dos desafios contínuos da transformação digital?

Fala-se sobre transformação digital há muito tempo, mas ela é ainda mais acelerada com a IA. Os CIOs de hoje estão tendo que analisar mais detalhadamente seu conjunto de softwares legados, entender a amplitude de suas tecnologias, as metas internas, os orçamentos e assim decidir quais produtos adotar primeiro.

Além disso, existem novos softwares que você deseja adicionar como parte do seu conjunto de produtividade ou fluxo de trabalho, seja na camada de hardware, no sistema operacional ou na pilha de aplicativos. A IA impacta cada um deles e as empresas estão tendo que planejar o impacto em cada um e também prever quando verão o retorno do investimento.

Então, como os parceiros externos de TI ajudam a resolver alguns desses problemas? 

Com tanta coisa acontecendo, as empresas estão procurando especialistas terceirizados para identificar as melhores soluções para os negócios. E é aí que os parceiros entram: no aconselhamento das empresas.

Os melhores parceiros entendem o ciclo de vida do cliente, desde a pré-venda até a assinatura do contrato, na adoção e implementação. Na pré-venda, eles estão conversando com um cliente, entendendo suas necessidades comerciais e técnicas. Depois, há uma necessidade de treinamento e suporte se houver problemas com o produto. Você pode ter um parceiro especialista diferente para cada estágio ou provedores de serviços gerenciados que podem cuidar de tudo para você.

Grandes parceiros se mantêm à frente da curva treinando suas equipes em IA, investindo em novas tecnologias e integrando IA em estratégias mais amplas de transformação digital. Este é o ecossistema que estamos construindo na Freshworks, para que os clientes saibam que podem obter suporte não apenas de nós, mas também de todo esse círculo de especialistas parceiros.

Isso permite que eles recorram ao especialista certo para as dúvidas que têm, seja para descobrir se devem adicionar ou substituir software legado, ou projetar uma estratégia totalmente nova, orientada por IA.

Marcio Rodrigues, Head de Alianças e Parceiros Estratégicos da Freshworks na América Latina.

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