A base de celulares no Brasil atingiu 102,13 milhões de unidades em março, um crescimento de menos de 1%, segundo dados preliminares da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Se forem considerados os últimos 12 meses, porém, o aumento foi de 14,2%. Apesar de sinalizar uma tendência de desaceleração do setor, analistas projetam que essa deve ser a taxa de expansão do mercado brasileiro neste ano.
Ao todo, foi registrado quase um milhão de novos assinantes no mês. No acumulado dos três primeiros meses do ano, o número de usuários de celular aumentou em 2,2 milhões. No mesmo período do ano passado foram registrados 3,1 milhões de novas adições. O mês de fevereiro impactou negativamente o número de usuários no trimestre, registrando queda de 21% no volume de novas assinaturas em relação ao mesmo período do ano passado.
Embora a Anatel não tenha divulgado os dados de participação de mercado das operadoras de telefonia móvel, a estimativa é que a Vivo continue na liderança, tendo até mesmo aumentando um pouco sua participação de mercado, já que 24% das novas adesões ocorreram na banda A, faixa na qual a operadora atua. Em fevereiro, a Vivo tinha 28,56% do mercado, seguida por TIM Brasil, com 25,61%, Claro, com 24,06% e Oi, com 13,13%.