Os caminhos para a alta performance por meio do outsourcing

0

Consertar o que não funciona, curar dor de cabeças, reduzir custos. Estas são as expressões que mais se escutam ao questionar os executivos sobre os motivos que levaram suas empresas a adotar o outsourcing. Entretanto, esta visão deve ir um pouco além. As organizações devem ficar atentas ao potencial que esta ferramenta pode ter, e estabelecer uma visão clara de como ela pode auxiliar no alcance dos objetivos de negócio de sua empresa.

Levantamento recente feito pela Accenture junto a mais de 500 empresas revela que cada vez mais os executivos incorporam o outsourcing como algo vital para seus objetivos de negócio e aumentar produtividade. A companhia que detém uma performance acima da média é aquela que entende que a o outsourcing tem papel chave na otimização de seus processos de negócios, expansão de capacidades e construção dos diferenciais competitivos.

Entretanto, a transição para este estado da arte não é uma tarefa fácil. Um olhar mais crítico sobre organizações com alta performance permite a identificação de 12 práticas de sucesso na implementação e gestão de ferramentas de outsourcing. Tais ações, distribuídas por todo o ciclo de vida do outsourcing, podem ser resumidas a partir das seguintes premissas:

Primeira fase: planejar para obter resultados
Redução de custos são sempre bem vindas, mas não mais define sozinha o sucesso.

O outsourcing pode auxiliar as empresas a focar em inovação e ficar à frente de seus competidores. Nesse contexto, é necessário:

?Busque entender os benefícios para o negócio e novas capacitações a serem disponibilizadas através do outsourcing.

?Identifique e defina claramente o problema e buscar soluções para ele.

?Use o outsourcing para mudar de forma mais fundamental processos e/ou funções

?Pense mais agressivamente sobre o que deve ser terceirizado.

Segunda fase: parceria para a alta performance

Organizações devem escolher parceiros que entendam sua indústria, respeitem sua cultura e compartilhem seus valores. Nesse caso, as melhores práticas incluem:

?Experiência, mentalidade colaborativa e cultura demonstram ser mais críticos do que ?preço baixo? na escolha do parceiro.

?O processo de concorrência focado em experiência comprovada e conhecimento da indústria em que sua empresa está inserida.

?Construção de parcerias sólida, sempre baseadas na confiança e flexibilidade.

?Construção de uma equipe coesa com múltiplos pontos de contato e com as pessoas certas nos lugares certos.

Terceira fase: governança e transição
As companhias devem ter em mente que a comunicação, em processos de mudança, é fundamental, assim como um processo firme de governança e gestão de mudança. Com isso, elas devem:

?Processos de mudanças são desafiadores, lembre-se sempre do tamanho do prêmio.

?Adote processos sólidos de governança corporativa, para garantir que todas as etapas do outsourcing ocorram de forma tranqüila.

?Identifique o executivo patrocinador de visão para liderar o processo e assumir a responsabilidade pelo sucesso.

?Foque no trabalho, não onde o trabalho é feito ou por quem.

?Considere desde o início o objetivo que se espera alcançar.

Quarta fase: execução com inovação
Empresas com experiência em terceirização alavancam de processos bem sucedidos para buscar novos níveis de inovação, e incluem suas expectativas nos contratos e modelos de governança. Nesse caso, as melhores práticas incluem

?Depois do sucesso inicial, suba a barra.

?Encare a inovação mais como uma filosofia do que uma tarefa a ser cumprida.

?Exija práticas inovadoras dos seus fornecedores e crie métricas conjuntas para desenvolvimento contínuo.

Em uma última análise, a Accenture acredita que o sucesso na implementação de outsourcing vai além da adoção de boas práticas. Ele está na capacidade das companhias de reconhecer e assumir, desde o início, uma visão clara daquilo que elas esperam atingir.

Mais ainda, as companhias devem ter em mente a importância de construir relações de longo prazo quando da realização do outsourcing. A partir da adoção desses preceitos, estão dados os passos essenciais para a geração de valor e para a construção de operações de sucesso para o futuro das organizações.

* Executivo responsável pela operação de outsourcing da Accenture no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.