Consertar o que não funciona, curar dor de cabeças, reduzir custos. Estas são as expressões que mais se escutam ao questionar os executivos sobre os motivos que levaram suas empresas a adotar o outsourcing. Entretanto, esta visão deve ir um pouco além. As organizações devem ficar atentas ao potencial que esta ferramenta pode ter, e estabelecer uma visão clara de como ela pode auxiliar no alcance dos objetivos de negócio de sua empresa.
Levantamento recente feito pela Accenture junto a mais de 500 empresas revela que cada vez mais os executivos incorporam o outsourcing como algo vital para seus objetivos de negócio e aumentar produtividade. A companhia que detém uma performance acima da média é aquela que entende que a o outsourcing tem papel chave na otimização de seus processos de negócios, expansão de capacidades e construção dos diferenciais competitivos.
Entretanto, a transição para este estado da arte não é uma tarefa fácil. Um olhar mais crítico sobre organizações com alta performance permite a identificação de 12 práticas de sucesso na implementação e gestão de ferramentas de outsourcing. Tais ações, distribuídas por todo o ciclo de vida do outsourcing, podem ser resumidas a partir das seguintes premissas:
Primeira fase: planejar para obter resultados
Redução de custos são sempre bem vindas, mas não mais define sozinha o sucesso.
O outsourcing pode auxiliar as empresas a focar em inovação e ficar à frente de seus competidores. Nesse contexto, é necessário:
?Busque entender os benefícios para o negócio e novas capacitações a serem disponibilizadas através do outsourcing.
?Identifique e defina claramente o problema e buscar soluções para ele.
?Use o outsourcing para mudar de forma mais fundamental processos e/ou funções
?Pense mais agressivamente sobre o que deve ser terceirizado.
Segunda fase: parceria para a alta performance
Organizações devem escolher parceiros que entendam sua indústria, respeitem sua cultura e compartilhem seus valores. Nesse caso, as melhores práticas incluem:
?Experiência, mentalidade colaborativa e cultura demonstram ser mais críticos do que ?preço baixo? na escolha do parceiro.
?O processo de concorrência focado em experiência comprovada e conhecimento da indústria em que sua empresa está inserida.
?Construção de parcerias sólida, sempre baseadas na confiança e flexibilidade.
?Construção de uma equipe coesa com múltiplos pontos de contato e com as pessoas certas nos lugares certos.
Terceira fase: governança e transição
As companhias devem ter em mente que a comunicação, em processos de mudança, é fundamental, assim como um processo firme de governança e gestão de mudança. Com isso, elas devem:
?Processos de mudanças são desafiadores, lembre-se sempre do tamanho do prêmio.
?Adote processos sólidos de governança corporativa, para garantir que todas as etapas do outsourcing ocorram de forma tranqüila.
?Identifique o executivo patrocinador de visão para liderar o processo e assumir a responsabilidade pelo sucesso.
?Foque no trabalho, não onde o trabalho é feito ou por quem.
?Considere desde o início o objetivo que se espera alcançar.
Quarta fase: execução com inovação
Empresas com experiência em terceirização alavancam de processos bem sucedidos para buscar novos níveis de inovação, e incluem suas expectativas nos contratos e modelos de governança. Nesse caso, as melhores práticas incluem
?Depois do sucesso inicial, suba a barra.
?Encare a inovação mais como uma filosofia do que uma tarefa a ser cumprida.
?Exija práticas inovadoras dos seus fornecedores e crie métricas conjuntas para desenvolvimento contínuo.
Em uma última análise, a Accenture acredita que o sucesso na implementação de outsourcing vai além da adoção de boas práticas. Ele está na capacidade das companhias de reconhecer e assumir, desde o início, uma visão clara daquilo que elas esperam atingir.
Mais ainda, as companhias devem ter em mente a importância de construir relações de longo prazo quando da realização do outsourcing. A partir da adoção desses preceitos, estão dados os passos essenciais para a geração de valor e para a construção de operações de sucesso para o futuro das organizações.
* Executivo responsável pela operação de outsourcing da Accenture no Brasil