Os primeiros servidores fruto da parceria entre a japonesa Fujitsu e a americana Sun Microsystems, anunciada há cerca de dois anos, foram labçados nesta terça-feira (17/4) no mercado. A estratégia das empresas com a nova família de equipamentos, desenvolvidos e fabricados em conjunto, é disputar o segmento de servidores de grande porte destinados a corporações, em especial àquelas que operam com aplicações de missão crítica. Os novos servidores utilizam a arquitetura SPARC e o sistema operacional com Solaris 10, da Sun, e serão comercializados pelas duas empresas sob a marca ?SPARC Enterprise?.
Conforme explicou o diretor-geral da Sun Microsystems no Brasil, Rodolfo Fontoura, durante evento de lançamento mundial, a linha SPARC Enterprise é o resultado de dois anos de desenvolvimento conjunto entre a Fujitsu e a Sun, construído por uma parceria estratégica de mais de 20 anos. ?Os novos sistemas ajudam os usuários a solucionar problemas computacionais desafiadores, quer sejam ligados ao back office corporativo ou a computação de alta performance em áreas técnicas e de pesquisa?, afirmou. ?Eles alcançam esse desempenho ao mesmo tempo em que garantem confiabilidade de mainframe e níveis de virtualização incomparáveis?, detalhou o executivo.
Ainda segundo Fontoura, com o objetivo de proteger os investimentos realizados pelos clientes em suas atuais estruturas de data center, a Sun garantirá total compatibilidade do sistema operacional Solaris, o que significa que os usuários das duas companhias poderão adotar a nova plataforma SPARC Enterprise e continuar utilizando toda a variedade oferecida pelas aplicações do Solaris.
A nova família de servidores será fornecida em seis modelos. Os modelos chamados equipamentos entrada de linha utilizam processadores UltraSPARC T1, desenvolvidos pela Sun, enquanto os modelos midrange e high-end dispõem de processadores SPARC 64 VI, desenvolvidos pela Fujitsu. Esses sistemas, segundo as fabricantes, garantem um aumento de 50% no desempenho, se comparados aos atuais servidores SPARC.