A IBM e a HP, assim como a Cisco Systems, começam a deslanchar as suas estratégias para se posicionarem com mais força no mercado de data centers. Na semana passada, a Cisco adquiriu uma empresa para competir nesse mercado. Agora vem a notícia de que a IBM vai estreitar os laços com a Brocade, diversificando a aliança que mantêm no segmento de comunicações, no qual a Cisco já é sua parceira de longa data.
O site americano The Deal.com, especializado em negócios na área de tecnologia, diz que a IBM, que já vende alguns equipamentos da Brocade, como, por exemplo, dispositivos de armazenamento, deve anunciar no mês que vem a venda de switches e roteadores fabricados pela Foundry Networks, adquirida pela Brocade em janeiro passado. A Cisco recentemente assumiu uma dívida de US$ 4 bilhões, em grande parte, para entrar na guerra de aquisições.
Outros rumores dão conta que a IBM trabalha, em conjunto com a Samsung, STMicroelectronics e outras empresas, para costurar uma aliança com a Intel visando o segmento de data centers. A informação surge após a IBM ter declarado, após a recusa do conselho de administração da Sun Microsytems da oferta de compra de cerca de US$ 7 bilhões, que não está mais interessada no negócio – a qualquer preço.
- Parceria estratégica