A Toshiba anunciou a compra da unidade de soluções para lojas de varejo (RSS na sigla em inglês) da IBM, que produz sistemas para operações em pontos-de-venda (PDVs), por US$ 850 milhões. De acordo com comunicado conjunto emitido pelas empresas, o negócio coloca a fabricante japonesa na liderança de mercado nesse segmento, em especial nos países emergentes. De acordo com a Toshiba, parte do pagamento será feito com dinheiro do caixa da companhia e parte será obtida por meio de empréstimos bancários.
A transação vai resultar na criação de uma nova empresa no Japão, em que a Toshiba TEC terá 80,1% de participação no capital social e a IBM, 19,9%. A nova empresa manterá o nome Toshiba TEC, que será responsável por toda a operação global das soluções adquiridas, incluindo desenvolvimento, pesquisa e manutenção nas lojas. A previsão é que a compra seja concluída no fim deste trimestre.
O comunicado informa, ainda, que o atual gerente geral da unidade RSS da IBM, Steven Ladwig, será o CEO da nova companhia e ficará baseado no escritório na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. A unidade RSS encerrou o ano passado com receita de US$ 1,15 bilhão.
A Toshiba também assinou um acordo para se tornar parceira premium da IBM no segmento de smarter commerce, cuja finalidade é desenvolver serviços e soluções para comércio em mullticanais. “As oportunidades em soluções para varejistas devem crescer com o aumento da demanda em sistemas de PDV. Além disso, a demanda pela integração multicanal e gestão de back office acelera a expansão das vendas”, avalia o CEO da Toshiba TEC, Mamoru Suzuki.