De 2021 para 2022, as transações on-line no Brasil cresceram 22,9% e alcançaram R$ 160,5 bilhões, conforme aponta a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Contudo, esse aumento nas compras pela internet também trouxe uma alta de 62,6% nas fraudes no último ano, totalizando R$ 2,2 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS). Em resposta a esse desafio, as bandeiras de cartões estão fortalecendo a segurança digital com recursos avançados, como o 3DS, voltado a autenticar a identidade do titular durante as operações eletrônicas.
Quando um cliente tenta realizar uma compra pela internet, o estabelecimento, com base em suas políticas de risco, pode acionar um desafio 3DS ao emissor do cartão. A ação consiste em uma notificação no aplicativo do usuário, que contém as informações do local e o valor da tentativa de compra, junto de uma solicitação de confirmação ou não de que é ele mesmo que está tentando efetuar a transação.
Benefícios
A implementação da tecnologia proporciona uma camada adicional de autenticação, garantindo validação mais robusta dos titulares de cartão durante as operações virtuais. Além de intensificar a segurança, o 3DS contribui para a redução efetiva de golpes, tornando mais desafiador para terceiros não autorizados realizarem operações fraudulentas.
Ao mesmo tempo, o sistema está em conformidade com normas rigorosas, assegurando a proteção de dados sensíveis. Essa abordagem inspira confiança tanto para consumidores quanto para estabelecimentos e ainda melhora a experiência geral do cliente ao oferecer uma autenticação eficiente e transparente.
Em resumo, a adoção do 3DS Secure é uma estratégia valiosa para promover transações on-line mais seguras e confiáveis.
Leonardo Borges, Diretor de Crédito, Risco e Data Strategy do Bankly.