Gartner aponta que receita mundial de semicondutores cresceu 21% em 2024 

0
A receita mundial de semicondutores totalizou US$ 655,9 bilhões em 2024, um aumento de 21% em relação aos US$ 542,1 bilhões em 2023, de acordo com os resultados finais do Gartner. A NVIDIA subiu para a posição número 1, ultrapassando pela primeira vez a Samsung Electronics e a Intel.
"A mudança de posição na classificação entre os 10 principais fornecedores de semicondutores em receita se deve à grande demanda por construção de infraestrutura de Inteligência Artificial (IA) e a um aumento de 73,4% na receita de memória", diz Gaurav Gupta, Vice-Presidente e Analista do Gartner. "A NVIDIA passou para o primeiro lugar como resultado de um aumento acentuado na demanda por suas discretas Unidades de Processamento Gráfico (GPUs), que serviram como a principal escolha para cargas de trabalho de IA em Data Centers".
"A Samsung Electronics manteve o segundo lugar, impulsionada por ganhos em Dynamic Random Access Memory  (DRAM) e flash memory à medida que os preços se recuperaram em resposta a um desequilíbrio entre oferta e demanda", complementa Gupta. "A receita da Intel cresceu 0,8% em 2024, pois as ameaças da concorrência ganharam força em todas as suas principais linhas de produtos e ela não conseguiu aproveitar o aumento robusto da demanda por processamento de IA".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.