O Grupo Softplan acaba de oficializar a aquisição da totalidade da 1Doc, especializada na digitalização de processos, comunicação institucional e atendimento ao cidadão em prefeituras e órgãos públicos. Em uma jornada que teve início em 2017 com um aporte estratégico e, posteriormente em 2019, com a compra majoritária da empresa, a companhia finaliza a compra do restante junto a Jéferson de Castilhos, um dos fundadores, e passa a deter 100% da startup. No ano passado, a participação de Jaison Niehues, outro sócio fundador, já havia sido adquirida.
Compondo a vertical de Setor Público do grupo desde 2019, a 1Doc apresentou uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 75% entre 2019 e 2025. Fundada em 2014, a 1Doc nasceu com o propósito de digitalizar processos e aproximar cidadãos e governos por meio de uma plataforma 100% em nuvem. Hoje, atende em média 1000 entidades em todo o país e conta com um time de 141 colaboradores, reforçando seu alcance e relevância no setor público, sendo responsável por impactar diretamente a vida de mais de 22 milhões de brasileiros.
A compra vai permitir ampliar a integração que já existe entre os produtos, possibilitando o desenvolvimento de funcionalidades em parceria entre Softplan Setor Público e 1Doc, trazendo expertises de funcionalidades com o uso de inteligência artificial e machine learning voltadas à automatização de processos, validação e classificação documental e atendimento digital em larga escala.
Estratégia de aquisições
Com a 1Doc totalmente integrada ao portfólio, a empresa ampliará sua capacidade de oferecer uma jornada digital completa — da tramitação documental ao atendimento ao cidadão — com soluções SaaS, em nuvem e de fácil escalabilidade.
A compra da startup fortalece também a atuação do grupo junto ao movimento de cidades inteligentes, promovendo inovação com foco em transparência, participação cidadã, redução de custos e maior eficiência da máquina pública.