A IBM prevê que a venda de software será responsável por metade de seu lucro total em 2010, que no ano passado já ficou acima dos 40%, segundo a companhia. Durante conferência com investidores na quarta-feira (16/5), a empresa disse que está se dedicando mais a operações com lucros maiores que a segmentos de margens reduzidas, como o de computadores. A companhia também divulgou que espera que a receita proveniente de países emergentes dobre nos próximos três anos.
De acordo com o presidente-executivo da IBM, Samuel Palmisano, os esforços para melhoria da lucratividade da divisão de serviços da IBM, que soma quase metade do faturamento da empresa, deve aumentar a margem dessas operações em dois pontos percentuais até 2010. Ele também disse que a empresa também espera que a chamada virtualização produza um lucro bruto adicional de US$ 1 bilhão até 2010.
As ações da IBM tiveram valorização de 29% neste ano, conforme a empresa tem melhorado seu lucro por meio de margens maiores geradas por suas operações com software.