As vendas de PCs – incluindo desktops, notebooks e netbooks – subiram 22% no Brasil no primeiro trimestre, de acordo com o levantamento divulgado pela IDC nesta terça-feira, 17. O total de equipamentos comercilizados nos período atingiu de 3,6 milhões de unidades.
Martim Juacida, analista de mercado da IDC, avalia que, no geral, os primeiros meses do ano apresentam um volume menor de vendas entre fabricantes e o canal de distribuição, já que o varejo inicia o ano abastecido por conta do Natal e promove a queima de estoque nos meses seguintes. "Com a demanda aquecida nos segmentos doméstico e corporativo, no entanto, a sazonalidade no mercado de PCs tem diminuído consideravelmente desde o terceiro trimestre de 2010", observa.
Do total de computadores comercializados, a IDC aponta que 49,5% foram desktops e 50,5%, notebooks. As vendas para o segmento doméstico responderam por 68,6% e para o setor corporativo, por 26,9%. As áreas de governo e educação representaram 4,5%. "Nossa expectativa é de um mercado bastante aquecido e muito impulsionado pelo segmento doméstico durante o ano", diz Juacida.
Na comparação dos primeiros três meses deste ano com igual período de 2010, as vendas de PCs para o setor doméstico tiveram expansão de 30%, enquanto para o setor corporativo a alta foi de 58%. O número de equipamentos comercializados para os segmentos de educação e governo caiu 1,4%.
- Mercado