A StoneCo reportou o melhor primeiro trimestre da sua história, com lucro ajustado de R$ 237 milhões, avanço de 456% sobre igual período do ano passado. A receita da companhia atingiu R$ 2,7 bilhões no 1T23, crescimento de 31% ano contra ano, superando o guidance em 4%.
A geração de caixa também bateu recorde, com o caixa líquido ajustado terminando o período em R$ 4,0 bilhões, um acréscimo de R$ 499,2 milhões no trimestre. Entre os fatores que contribuíram para o crescimento com rentabilidade, os destaques foram o aumento da base de clientes de pagamentos, atingindo 2,8 milhões, a alta no engajamento dos clientes com o produto de banking, que atingiu 1,3 milhão de clientes ativos, aumento da monetização em clientes MPMEs, com Take Rate subindo para 2,39%, bem como aumento de eficiência operacional, com custos e despesas crescendo menos que as receitas.
A base de clientes ativos no segmento de MPME cresceu 47,4% na comparação anual e 9,2% em relação ao trimestre anterior, com a adição de 231,9 mil clientes no trimestre, chegando a 2,758 milhões. O resultado, segundo a empresa, foi impulsionado pelas ofertas da Stone para pequenos e médios negócios, e do Ton, solução para autônomos e pequenos comércios.
O volume total de pagamentos processados (TPV) para esse segmento foi de R$ 78,9 milhões no 1T23, aumento de 25% ano contra ano, representando um crescimento duas vezes maior do que o da indústria, segundo dados recentemente divulgados pela ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).
Na plataforma de banking, dentre os fatores que impulsionaram o crescimento desse trimestre, o destaque foi a oferta da "Super Conta Ton", com múltiplos benefícios voltados para empreendedores e autônomos, como pagamentos e recebimentos via Pix, pagamento de contas, recarga de celular, transferências e cartão pré-pago, entre outros, que complementam a experiência do cliente e permite que a Stone seja o principal provedor de serviços de banking para seus clientes.
Na plataforma de crédito também houve evoluções. Até o final de abril, a companhia já havia desembolsado cerca de R$ 6,0 milhões para aproximadamente 200 clientes, com indicadores-chave de desempenho de crédito em linha com seu modelo de negócios e padrões de concessão de crédito.