Bancos terão de investir em novos serviços para garantir rentabilidade, diz estudo

0

Cerca de 90% das autoridades governamentais e dos executivos do setor financeiro das Américas, Europa e Ásia acreditam que a época das altas margens de lucro ficaram definitivamente para trás, segundo estudo da IBM.
De acordo com o relatório divulgado pela empresa, o setor terá de se reestruturar radicalmente e as instituições financeiras precisarão se adaptar ao novo cenário rapidamente com a oferta de novos serviços, mais valorizados pelos clientes, em contraposição às ofertas desenvolvidas internamente.
A pesquisa aponta que os entrevistados enxergam a importância de eliminar a complexidade, a fim de migrar para um mercado mais transparente e sustentável. Eles também destacaram a necessidade de uma regulamentação eficaz para evitar os erros do passado. No entanto, cerca de 70% desses executivos temem que, se essa reestruturação não for conduzida de forma eficaz, poderá prejudicar o processo de inovação.
O estudo também mostra que mais de 60% dos clientes acreditam que os serviços financeiros não estão atendendo aos seus interesses e necessidades. Além disso, 80% das instituições financeiras se autoavaliaram como moderadas ou fracas no cumprimento da promessa de foco no cliente, maior agilidade e estabilidade.
O estudo da IBM também prevê uma consolidação significativa nos segmentos que operam com capacidade excessiva, como a atividade bancária de investimento (fundos de investimentos) ou de gerenciamento de ativos e de riquezas.
Para o estudo foram ouvidos 2.754 pessoas ligadas aos mercados de capitais, incluindo 1.076 investidores individuais e 1.678 executivos e autoridades do setor público, sendo 45 CEOs da América Latina, para determinar como as instituições financeiras devem se preparar para o futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.