O Mercado Pago, fintech do Mercado Livre, Itaú Unibanco e a Mastercard anunciam que acabam de realizar a primeira transação online autenticada EMV 3DS (versão 2.1) para compras com os cartões de crédito na plataforma Mercado Livre.
A tecnologia promete revolucionar o e-commerce ao aumentar as taxas de aprovação das compras online com cartão de crédito e débito ao promover transações tão seguras e convenientes quanto as realizadas no mundo físico. Para os cartões de débito, as empresas esperam realizar a primeira transação no decorrer do ano.
A autenticação é possível graças à integração da plataforma Mercado Pago às soluções da Mastercard denominadas Identity Check e Smart Interface, que permite o uso do protocolo 3DS 2.0, que eleva a taxa de aprovação da compra online para o nível dos pagamentos presenciais, com índices em torno de 100%.
A inovação aprimora a experiência do consumidor e contribui para o aumento das taxas de conversão no e-commerce. O incremento da quantidade de dados reduz as chances de que uma compra online legítima não seja aprovada por falta de informação.
A autenticação EMV 3DS usa a tecnologia de machine learning para fazer uma análise de risco considerando uma quantidade maior de dados do usuário e do vendedor.
O mapeamento inclui dados do aparelho (IP do computador, endereço do estabelecimento, compras via desktop ou mobile etc) que ajudam na tomada de decisão que envolve bancos, adquirentes, empresas de pagamento e bandeiras, facilitando a autenticação da compra online.
A integração desse sistema à plataforma do Mercado Pago vai oferecer mais uma camada de segurança de última geração oferecendo mais proteção às compras online.
Como funciona a autenticação EMV 3DS
• Solicitação. No instante do pagamento, o Mercado Pago envia as informações criptografadas à Smart Interface da Mastercard, uma solução que provê a comércios, adquirentes e provedores de serviços de pagamento um modo simples de usar o protocolo EMV 3DS e solicitar autenticação durante um pagamento online.
• Autenticação. Por meio das informações recebidas, a autenticação pelo emissor pode ocorrer de duas maneiras:
– Pagamento sem fricção: de forma instantânea e transparente, o pedido de pagamento é autenticado considerando exclusivamente os dados encriptados enviados pelo Mercado Pago às soluções da Mastercard Smart Interface e Identity Check.
– Autenticação em multi fatores: Após o recebimento de dados, o banco emissor pode solicitar ao usuário uma confirmação adicional (variável segundo cada banco, e que pode ser validação por SMS, biometria, reconhecimento de voz ou facial etc.) para autenticar a compra.
• Confirmação. Após a autenticação, a tecnologia EMV 3DS da Mastercard envia ao Mercado Pago um tolken criptografado, que confirma que a solicitação do usuário foi autenticada.
• Finalização. Mercado Pago repassa as informações criptografadas ao banco, que toma conhecimento que a solicitação foi autenticada, finalizando a compra em poucos segundos.
Benefícios do protocolo
PARA CONSUMIDORES:
• Aumento da taxa de aprovação de compras, melhorando a experiência de compra com cartão de crédito e débito.
• Transação tão segura e conveniente quando a realizada em uma loja física. É como se fosse uma autenticação criptografada com senha feita no momento em que se insere o cartão na máquina POS, mas no mundo online.
• Melhor experiência do usuário, não é necessário preencher formulários, acessar janelas adicionais e internet banking (cartão de débito) ou digitar várias senhas.
• Transações autenticadas pelo computador ou pelo celular.
PARA COMERCIANTES
• Amplia a taxa de aprovação, contribuindo para o aumento das vendas.
• Ajuda a reduzir chargeback e abandono de carrinho.
• Promove experiência de autenticação em qualquer navegador ou aplicativo móvel.
• Melhora da experiência do cliente e gera fidelização.
PARA INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS:
• Fornece muito mais informações, permitindo decisões mais assertivas e reduzindo fraudes.
• Levantamento contínuo de dados atualizados, como dispositivos utilizados (computador, celular, app etc), localização, padrões comportamentais etc.
• Suporte para autenticação em carteiras digitais.
• Oferece visão única dos clientes, permitindo proporcionar experiências personalizadas.