O Departamento de Justiça dos EUA entrou com uma ação contra a Adobe , alegando que a empresa engana os consumidores, ocultando a taxa de rescisão antecipada e dificultando o cancelamento de suas assinaturas, informou o site Tech Crunch.
Na reclamação apresentada nesta segunda-feira, 17, o DOJ relatou que "a Adobe prejudicou os consumidores ao inscrevê-los em seu plano de assinatura padrão e mais lucrativo, sem divulgar claramente os termos importantes do plano".
O governo diz que a Adobe incentivou os consumidores a adotarem a assinatura "anual paga mensalmente" sem informá-los de que cancelar o plano no primeiro ano custaria centenas de dólares.
A Adobe só divulga as taxas de rescisão antecipada quando os assinantes tentam cancelar e transforma a taxa de rescisão antecipada em uma "ferramenta poderosa de retenção", prendendo os consumidores em assinaturas que eles não desejam mais, diz a denúncia.
A Adobe mudou para um modelo de assinatura em 2012 e começou a exigir que os consumidores pagassem pelo acesso ao software da empresa de forma recorrente. No passado, os usuários podiam acessar o software da empresa mediante o pagamento de uma taxa única.
As assinaturas representam a maior parte da receita da empresa, de acordo com a Comissão Federal de Comércio, que lançou um processo semelhante contra a Amazon no ano passado, dizendo que isso complica "conscientemente" a capacidade dos clientes de seu serviço Prime de cancelar suas assinaturas.
A Adobe afirma que planeja refutar as reivindicações no tribunal.